Frente Parlamentar presidida por Waldir Canal se reúne em Porto Alegre

Vereador republicano promoveu reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso de Porto Alegre.

Publicado em 13/4/2015 - 00:00

Frente Parlamentar presidida por Waldir Canal se reúne em Porto Alegre
Frente Parlamentar pede mais segurança e atenção aos idosos, no trânsito da Capital.


Porto Alegre (RS)
– A Frente Parlamentar em Defesa do Idoso de Porto Alegre, presidida pelo vereador Waldir Canal (PRB-RS), reuniu-se na manhã de sexta-feira (10), na Câmara Municipal,  para tratar de políticas públicas necessárias à promoção da segurança do idoso no trânsito da capital gaúcha.

Segundo o vereador republicano, o encontro foi motivado por sugestão do Conselho Municipal do Idoso (Comui) e de cidadãos que buscam melhorias do  atendimento e respeito aos direitos dos idosos nos transportes públicos coletivos, além das demandas para instalação de equipamentos  redutores de velocidade ou sinaleiras, em locais da cidade com maior circulação de pedestres idosos e, ainda, a série de acidentes fatais no trânsito, envolvendo idosos, registrados quase que mensalmente no ano 2014.

A presidente do Comui, Dilciomar Rodrigues, salientou que o aumento acelerado da população idosa é ponto de atenção às organizações governamentais e não governamentais, “tendo em vista que a prestação de serviços deve ser adequada às necessidades desse público”,  observando que os idosos, pela natureza, apresentam diferenças no condicionamento físico e, a partir de uma certa idade, por exemplo, há maior ocorrência de quedas; “além da sensibilidade sentimental que requer diferenciação atenção em diferentes circunstâncias e, em especial no trânsito”. Dilciomar pediu programas educativos “para que as pessoas respeitem os idosos”, ao lembrar que “a pessoa idosa, quando está doente, precisa de um tempo maior para se curar e o custo para tratamento é mais alto; por isso, pedimos ações preventivas”.

Waldir Canal (PRB-RS) adiantou que vai atender a demanda do fórum e apresentará proposta para implantação de sistema de som, nos transportes públicos coletivos, com alerta sobre a existência de bancos destinados aos idosos. Canal também propôs a constituição de uma comissão representativa dessa Frente Parlamentar, para realização de  visitas ou reuniões em  empresas de transporte público de Porto Alegre para registrar, oficialmente, os pedidos de melhorias à prestação de serviços aos idosos; além de visita ao O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), onde são ministrados os cursos preparatórios dos motoristas de transporte público e aos cobradores.

O debate sobre a segurança do idoso no trânsito de Porto Alegre também contou com a participação de cidadãos interessados no tema, integrantes do Comui, do Grupo de Idosos Calebe, Grupo de Idosos do Bairro Hípica, profissionais da FASC, representante da  Secretaria Municipal da Saúde, da Secretaria Municipal Adjunta do Idoso, da ABRASUS, da Federação Riograndense da Terceira Idade, da  Secretaria do Turismo, da Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos, do Comando da Polícia Militar de Porto Alegre e profissionais da imprensa.

Texto e foto: Ascom / vereador Waldir Canal
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend