Fabrízio da Farmácia afirma que vai tirar Timbiras do anonimato

28_03_13_destaque05_ma_fabrizio_tirar_cidade_anonimato

 

Timbiras (MA) – Este ano, o município de Timbiras completa 93 anos e o prefeito Fabrízio da Farmácia (PRB) afirma que vai tirar o município do anonimato. Está programada uma festa para o começo de abril. A comemoração só será possível porque houve uma reestruturação da administração municipal.

De acordo com o prefeito, que assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro deste ano, a cidade estava suja, servidores com salários atrasados e Município inadimplente com o Governo Federal.

Para sanear a Prefeitura, o gestor primeiro renegociou o pagamento do salário de dezembro e um terço das férias dos servidores municipais que não foram pagos pelo seu antecessor. “Renegociamos e os trabalhadores aceitaram porque assumi o compromisso de pagar em dia os demais meses”, disse o prefeito.

Outra ação emergencial do gestor foi mandar limpar a cidade, já que há mais de seis meses não havia limpeza pública.

Além disso, para garantir repasses de recursos voluntários do Governo Federal, Fabrízio da Farmácia foi até os ministérios, em Brasília, para saber quais os débitos da Prefeitura de Timbiras. De posse do levantamento, o prefeito iniciou ações para sanar os problemas com a União.

“As pendências foram identificadas e conseguimos sanar algumas delas. Agora é esperar as emendas de deputados aliados para incrementarmos ainda mais o nosso trabalho na administração de Timbiras”, afirmou Fabrízio da Farmácia.

Investimentos

Ainda para este semestre, serão intensificadas as ações para incrementar o turismo em Timbiras. De acordo com o gestor municipal, haverá investimentos no setor turístico, principalmente devido a fontes de água que existem no município.

Também está prevista a reforma do Hospital Municipal, que se tornará uma unidade de saúde voltada para a mulher, para exames de prevenção de câncer no colo do útero, câncer de mama e ainda disponibilidade para as gestantes fazerem o pré-natal.

De acordo com Fabrízio da Farmácia, isso somente foi possível porque o Governo do Estado entregou agora um hospital de referência em Timbiras. “Dessa forma, vamos conseguir ampliar o atendimento médico para as mulheres prevenindo doenças e reduzindo os índices de mortalidade materna e de recém-nascidos”, garantiu.

Outro investimento feito pela Prefeitura de Timbiras foi a compra de mil novas carteiras escolares. Com a nova aquisição das carteiras, a secretária de Educação Dirce Maria pretende trabalhar, em parceria com os diretores das escolas, a conscientização da preservação dos bens públicos, por meio de reuniões com pais e alunos dessas instituições de ensino.

“Quando chegamos à Secretaria de Educação, encontramos o município com um grande amontoado de carteiras quebradas e jogadas a céu aberto. Infelizmente não foi possível recuperar quase nada. Vamos incentivar o uso adequado deste material tão necessário na sala de aula, para que se evite o gasto altíssimo que se faz, todo ano, com a recuperação ou compra de novas carteiras”, disse.

No fim de fevereiro, a secretaria de Educação promoveu o Primeiro Encontro Pedagógico com os profissionais da rede municipal de ensino do município. O evento tinha como finalidade traçar as metas e fechar o compromisso para o ano letivo.

Na oportunidade, foi apresentado o corpo técnico da Secretaria de Educação à população, que em seguida pôde assistir à palestra A Auto-Estima e Algumas Técnicas que Facilitam Muito a Vida do Professor na Sala de Aula, com Carlos Conce, do Instituto Carlos Conce. “Gostei muito da palestra, pois ajuda o professor a voltar para a sala de aula mais motivado”, declarou a professora Joselma Carlos Vieira.

Para Dirce Maria, quem vem desenvolvendo programas para melhorias do ensino médio no município, os desafios são grandes, mas, com um trabalho de conscientização, tanto do corpo docente como dos pais e alunos, será possível reorganizar a estrutura educacional do seu município.

“O compromisso da secretaria é continuar investindo para equipar bem as escolas do município e garantir aos alunos um ambiente com todas as condições de um bom aprendizado. Precisamos ainda que eles tenham consciência de que a manutenção de todo esse equipamento depende também deles”, ressaltou a secretária.

Mais

Timbiras antes de se tornar município foi distrito Monte Alegre ligado a cidade de Codó. Se tornou vila em 1933 pelo decreto nº. 539. Dois anos depois se tornou município mas ainda com o nome de Monte Alegre. Somente em 1943, Monte Alegre passa a se chamar Timbiras de acordo com decreto-lei estadual nº 820.

Fonte e foto: O Estado do Maranhão

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest