Fábio Gentil amplia atendimento do serviço de assistência materno infantil

O serviço oferece atendimento nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Assistente Social, Pediatria e Obstetrícia em Caxias

Publicado em 22/9/2017 - 00:00

O serviço oferece atendimento nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Assistente Social, Pediatria e Obstetrícia em Caxias

Caxias (MA) – Após o processo de reestruturação, o Centro Especializado em Assistência Materno Infantil de Caxias(Ceami) se tornou referência em atendimento a gestantes e crianças menores de dois anos de alto risco. O serviço teve início no último dia 18 de setembro e contou com a apresentação do novo serviço aos usuários presentes e logo foi oferecido um café da manhã.

O atendimento às mãezinhas e crianças é feito nas unidade básicas de saúde e na Maternidade Carmosina Coutinho. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a rede está preparada para oferecer os cuidados e orientação para garantir o desenvolvimento da criança e a recuperação adequada da mãe.

Sob a gestão do prefeito Fábio Gentil (PRB), o prédio foi todo reformado e o atendimento tradicional do Ceami continua funcionando normalmente, mas agora com novas instalações e condições adequadas para prestar serviços de maior qualidade à população.

Caxias é pioneira no Maranhão a implantar a planificação na assistência especializada e vai servir de laboratório para todo estado. “Caxias passa a ser referência neste tipo de atendimento, onde as usuárias são atendidas com dia e hora marcadas, sem filas e sem demora”, declarou Fábio Gentil.

Dona Juvanete Silva, de 43 anos, foi a primeira a ser atendida pelo novo serviço, ela está em sua segunda gestação, sendo considerada uma gravidez de alto risco. A paciente foi encaminhada da UBS da Cohab para o acompanhamento no novo Ceami, agora planificado para o serviço especializado.

“Tenho uma boa expectativa quanto ao serviço e hoje foi o início de tudo. O que vimos aqui foi uma organização, a presença dos profissionais e a disposição deles. Tem tudo pra ser um modelo de atendimento, e estamos com a confiança que vai ser muito bom para todas as gestantes, estou muito satisfeita”, disse dona Juvanete.

Assim como dona Juvanete, todas as gestantes que foram encaminhadas são recebidas no ponto de apoio, acolhidas por equipe de enfermagem e, em seguida, passam pelo circuito de atendimento com equipe multiprofissional com sete especialidades distintas, sendo elas: Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Assistente Social, Pediatria e Obstetrícia.

O serviço vem sendo acompanhado e monitorado desde o início de sua implantação por importantes órgãos de saúde como Conas, Ministério da Saúde e a Organização Panamericana de Saúde. O Ceami é referenciado para atendimento à região de saúde de Caxias, que abrange as cidades de Aldeias Altas, Afonso Cunha, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias (MA)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend