Esportistas de lutas e artes marciais debatem proposta de Waldir Canal

Esportistas de lutas e artes marciais debatem proposta de Waldir Canal

Waldir Canal promoveu uma reunião com integrantes de entidades representativas e da Secretaria Municipal do Esporte de Porto Alegre para debater e aperfeiçoar o PLL 182/15.

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB-RS) promoveu uma reunião com integrantes de entidades representativas e da Secretaria Municipal do Esporte de Porto Alegre para debater e aperfeiçoar o Projeto de Lei (PLL) nº 182/15, de sua autoria, que versa sobre a realização de competições e apresentações de diferentes modalidades de lutas, artes marciais, esportes de contato, em locais públicos da capital gaúcha.

Conforme o parlamentar, a proposta visa atender as demandas de esportistas que buscam maior promoção das artes marciais respeitando as regras reconhecidas e estabelecidas por entidades nacionais e internacionais de esportes de contato/combate. Canal ressaltou que, atualmente, tais competições ocorrem em diferentes municípios do Estado, “enquanto em Porto Alegre, não há reconhecimento oficial de tais eventos”.

O parlamentar falou sobre a necessidade de atualizar a legislação existente, tendo em vista que a Lei Municipal nº 8.138, trata da proibição das competições de “Vale Tudo”. O vereador explicou que “com o desdobramento e o aperfeiçoamento histórico das regras dos esportes de contato/combate e artes marciais, faz-se necessária a atualização dessa matéria, para que os esportistas local tenham oportunidades de apresentações e competições oficiais, conforme ocorrem em outras localidades do Rio Grande do Sul e do Brasil”, disse.

O presidente da Associação Gaúcha de Artes Marciais (Agam), Márcio Miranda, ao parabenizar a iniciativa do vereador Waldir Canal, “em possibilitar a discussão e atualização da legislação atual”, destacou que “há anos, as entidades representativas de artes marciais, de lutas e de esportes de combate, clamam por propostas efetivas que contribuam com a legitimidade, regramento oficial e apoio do Executivo Municipal, para realização de competições e apresentações afins”. Miranda observou que “a clandestinidade dessas competições podem ocasionar desgastes ao setor e oportunizar ações de empresas promotoras de eventos que não trabalham pela promoção do esporte”, pedindo que os esportistas e público em geral delatem os eventos programados ou, que ocorrem, em desacordo das regras oficiais e com as determinações do Ministério Público.

Os participantes do encontro aprovaram a proposta do vereador Waldir Canal, com maior ênfase, no artigo que trata da preservação da saúde e integridade física dos competidores e público presente. Ficou acordada nova reunião, na próxima semana, com a participação de do Ministério Público e representantes de outras modalidades de lutas, para que o texto seja finalizado e aprovado, por todos os envolvidos, para devidas tramitações no Legislativo Municipal.

 

Fonte e foto: Ascom – vereador Waldir Canal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest