Eron cria projeto que disciplina concurso público

Projeto que dispõe de novas regras para a realização de concursos na capital baiana.

Publicado em 24/3/2014 - 00:00

24_03_14_municipios01_tia_eron
Desta forma, de acordo com Eron, a cidade ganha juntamente com os concursados que entendem a honestidade do processo seletivo que concorre.

 

Salvador (BA) – A vereadora de Salvador, Tia Eron (PRB-BA)  deu entrada em um projeto que dispõe de novas regras para a realização de concursos públicos na capital baiana. O objetivo é fazer com que todos os candidatos tenham a garantia da seriedade e do compromisso de quem promove o concurso. O novo projeto dá o direito a qualquer cidadão para impugnar o edital do concurso, se protocolada a solicitação em até cinco dias úteis, após sua divulgação.

O Projeto de Lei 34/2014 constitui novas regras que valem para os concursos para cargos públicos civis, efetivos e vitalícios, e empregos públicos dos órgãos da administração direta do município, suas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedade de economia mista, e das demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo município.

De acordo com Tia Eron, seu projeto vem exatamente para obrigar que o município tenha mais atenção ao promover concursos e colocar todos concorrentes no mesmo patamar de igualdade. “Sempre ficamos sabendo da divulgação de inúmeros concursos para quadro reserva. O tempo se esgota e o aprovado não é chamado, assim percebemos que isso é uma fábrica de dinheiro e para evitar que aconteça em Salvador, elaboramos esse Projeto de Lei”, disse.

O projeto com 75 artigos vai mais além e abre novas oportunidades para quem é portador de deficiência que concorrerá a todas as vagas previstas no edital, sem prejuízo de concorrer às vagas reservadas. A vereadora acrescenta que, no Brasil cerca de dez milhões de pessoas, todo ano, se preparam para ingressar na carreira pública, através de concursos e muitos contestam o resultado na justiça por não existir uma lei clara para disciplinar a realização de concursos no Brasil.

A ideia da autora do projeto é criar condições de disputas iguais a todos os candidatos e garantir a transparência e a segurança dos processos seletivos realizados pela prefeitura de Salvador. Desta forma, de acordo com Eron, a cidade ganha juntamente com os concursados que entendem a honestidade do processo seletivo que concorre.

No Brasil é grande o número de pessoas que apostam em concursos públicos. Essas pessoas, especialmente os jovens reservam parte do seu tempo, vida social e momentos com a família, para se dedicarem exclusivamente a busca pela estabilidade e segurança que a aprovação no concurso público pode trazer. Eles precisam de garantia e transparência que fizeram o investimento certo, sem perda de tempo.

Texto e foto: Ascom – vereadora Tia Eron

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend