Érika Negarotê (PRB) é a primeira indígena eleita vereadora em Comodoro (MT)

Érika Negarotê (PRB) é a primeira indígena eleita vereadora em Comodoro (MT)

“Política não se faz com grande discurso, nem bonito, se faz trabalhando. Honrarei cada voto que recebi”, afirma Érika

Comodoro (MT) – Ela é estudante, trabalha como auxiliar de escrevente em um cartório civil, tem rede social e, ao concluir o ensino médio, quer ingressar no curso de Direito. Érika Negarotê (PRB) tem 18 anos e é a primeira indígena eleita vereadora em Comodoro, cidade a 425 km de Cuiabá, localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Pertencente à etnia Nambiquara, Érika foi eleita com 264 votos e garantiu uma cadeira na câmara municipal onde pretende trabalhar não apenas em defesa dos povos indígenas, mas em prol dos interesses de toda a população local.

Embora a posse da terra seja uma das principais lutas dos povos indígenas, inclusive em Mato Grosso, Érika fala com cautela do que pretende defender como vereadora.

“Primeiro vou analisar a situação financeira do município e da prefeitura e vou levar as demandas da comunidade à câmara de vereadores. Vou procurar a Funai para que possamos conhecer a realidade dos povos indígenas e a partir daí vamos desenvolver nossos projetos”, contou Érika.

Érika conhece bem a realidade dos povos indígenas, que em Comodoro, segundo ela, ocupam 62% do município formando 74 aldeias, onde viveu até os oito anos antes de ir com a família para a cidade.

“Eu nasci e cresci na aldeia. Cresci vivenciando a situação do povo indígena. Até então, eu não sabia falar o português e tive dificuldades para aprender. Com o passar do tempo, fui estudando e conhecendo tanto a cidade quanto a aldeia e isso me levou a refletir sobre a realidade do índio e a do não índio. Com o passar do tempo, também fui analisando que os indígenas não são tratados com igualdade, motivo pelo qual decidi entrar na política”, ressaltou a índia.

Ao comentar a participação dos indígenas na política, que nestas eleições foram eleitos 167 em todo o país e, desses, sete são do PRB, Érika concorda que não há grande participação do seu povo na política, mas acredita que a eleição dela e de outros indígenas, tende a melhorar essa situação no futuro.

“Aqui, as áreas indígenas não têm muita participação na política. Mas, agora, conseguimos conquistar um lugar na câmara municipal e mostrarei como é a nossa situação, de que nós, indígenas, não temos que viver somente no mato, mas sim conquistar mais espaços e isso está acontecendo e tende a melhorar”, avaliou a republicana que, após sua vitória, agradeceu aos amigos e eleitores em sua rede social Facebook: “Política não se faz com grande discurso, nem bonito, se faz trabalhando. Honrarei cada voto que recebi”.

A republicana disse estar preparada para enfrentar os desafios da política e não teme, inclusive, o preconceito contra os povos indígenas. “Estou ciente de que possivelmente enfrentarei preconceito, mas estou preparada. Me candidatei exatamente para mudar essa situação preconceituosa que nós, povos indígenas, enfrentamos. Estarei na câmara de vereadores para representar a todos”, finalizou Érika.

Conheça os indígenas eleitos pelo PRB

Érika Negarotê (Comodoro, Mato Grosso)
Carlinho Mehinako (Gaúcha do Norte, Mato Grosso)
Cacique Getúlio (Itaipava do Grajaú, Maranhão)
Josa (Marcação, Paraíba)
Margarida Maxacali (Santa Helena de Minas, Minas Gerais)
Marizete Belino (Ipuaçu, Santa Catarina)
Tuxaua Carlos (Uiramutã, Roraima)

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest