Em Belém, PRB conquista três vagas no legislativo e terá maior bancada da câmara

Com três vereadores eleitos, partido foi o terceiro mais votado na capital com mais de 52 mil votos

Publicado em 1/11/2016 - 00:00

Em Belém, PRB conquista três vagas no legislativo e terá maior bancada da câmara
Em sentido horário, vereadores França, Simone Kahwage e Toré Lima

Belém (PA) – O PRB ampliou o número de vereadores na capital paraense e terá a maior bancada na Câmara Municipal de Belém. Nas eleições deste ano, o partido conquistou três cadeiras no legislativo com Toré Lima, França e Simone Kahwage. Os vereadores republicanos Antônio Rocha e Raul Batista não concorreram à reeleição.

Nestas eleições, dos 35 parlamentares eleitos em Belém, 25 são estreantes no legislativo, incluindo os três eleitos pelo PRB. Outro dado importante, na avaliação do presidente estadual e municipal do PRB, Fábio Freitas, é que o partido saltou de 39 mil votos em 2012 para mais de 52 mil na capital do estado. “Tivemos um resultado muito bom ao elegermos três vereadores em Belém e isso fortalecerá nossa representação na capital. Esse resultado vai refletir nas eleições de 2018, quando pretendemos eleger três deputados estaduais, um deputado federal, um senador ou concorrermos a vice-governador do Estado do Pará”, destacou o dirigente.

De acordo com Fábio Freitas, o partido reunirá os eleitos e também os presidentes municipais entre novembro e dezembro, para definir as estratégias de trabalho do partido em todo o estado. Segundo ele, o PRB vai lutar pela presidência da câmara municipal ou a primeira secretaria da mesa diretora.

Os eleitos

A vereadora Simone Kahwage, quinta mais votada com 9.745 mil votos e a primeira republicana eleita em Belém, disse ter entrado na disputa por uma vaga no legislativo para trabalhar em defesa das mulheres e apresentará projetos para conter a violência na capital. “Há uma grande necessidade de representantes mulheres. Nosso estado enfrenta um alto índice de violência contra as mulheres, crianças e adolescentes. Me sinto na obrigação de lutar contra esse tipo de prática, começando aqui na capital”, ressaltou a vereadora eleita.

Simone pretende ainda representar os jovens na câmara municipal e promete apresentar propostas para a área de esportes e qualificação profissional para o primeiro emprego. Como republicana, Simone quer, no futuro, criar a Casa da Mulher Republicana em Belém.

Ao comentar sobre a possibilidade de seu partido vir a ocupar a presidência da câmara e ou a primeira secretaria da mesa diretora, Simone disse que colocara seu nome à disposição do partido para esta finalidade. “Pretendo lançar meu nome sim, por isso nós da bancada vamos nos reunir com juntamente com nosso presidente estadual Fábio Freitas para decidirmos o que será melhor para o partido em nossa cidade”, afirmou Simone.

O vereador Toré Lima, também estreante no legislativo municipal, quer fazer um mandato popular e itinerante junto à comunidade. “Vamos usar os espaços comunitários existentes nos distritos administrativos da capital para receber as reivindicações da população e transformá-las em projetos e requerimentos na câmara municipal. Nestes espaços também prestaremos conta de nosso mandato que será transparente”, disse Toré.

Outra proposta do republicano é a destinação de emendas parlamentares para a aquisição de material esportivo e cursos profissionalizantes aos atletas desempregados da capital.  Para os jovens, Toré vai apoiar e incentivar o treinamento e capacitação destes para que adquiram conhecimento e tenham renda ao atuarem como guias turísticos em Belém.

Já o republicano França, que também estreará na função, defendeu durante campanha, que quer, por meio de requerimentos, solicitar o aprimoramento da infraestrutura urbana da capital; melhorar o transporte urbano com a implantação de um plano viário para atender as comunidades; e desenvolver projetos para capacitar os jovens na busca pelo primeiro emprego.

Texto e fotomontagem: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend