É lei: Faxinal dos Guedes terá que criar programa para detecção precoce de escoliose

Segundo Lucas Ramilo (SC), autor da lei, o objetivo é detectar possíveis problemas de coluna vertebral e encaminhar os alunos ao devido tratamento

Faxinal dos Guedes (SC) – Já está em vigor, desde junho, em Faxinal dos Guedes, Santa Catarina, lei de autoria do vereador Lucas Ramilo (PRB) que obriga a prefeitura a criar o programa de detecção precoce de escoliose nos alunos da rede municipal de ensino. 

De acordo com a proposta, a escoliose, que é uma anormalidade na coluna vertebral e que afeta grande parcela da população, pode ser sanada se a avaliação médica for precoce, requisito indispensável para que o tratamento seja eficaz.

“Estima-se que 3% da população tenha ou possa desenvolver escoliose, razão ela qual se faz necessário o diagnóstico precoce de fundamental importância para a estabilização da doença. Tal detecção é possível por meio da utilização de coletes especiais e fisioterapia específica para fortalecimento da musculatura no entorno da coluna. É de extrema importância que os familiares tenham esclarecimento sobre o tema para a correção de eventuais desvios e uma melhor prevenção para evitar o agravamento da doença, inibindo, também, consequências futuras e irreversíveis do quadro clínico”, explica Lucas no projeto.

De acordo com o autor da proposta, os exames iniciais para a identificação de crianças e adolescentes que possam desenvolver a doença devem ser feitos entre 10 e 14 anos, sendo, portanto, esta faixa etária em que surge a grande maioria do quadro de escoliose.

Dentre os procedimentos para identificação da escoliose, um dos passos consiste em colocar a criança calçada, de pé, ereta, porém relaxada, com o examinador as suas costas. O examinador deve observá-la, procurando por assimetrias no pescoço, ombros, tórax, cintura e quadris. Todos devem estar simétricos. Observar a centralização da cabeça e do pescoço sobre a pelve (a cabeça deve estar centrada sobre a prega Inter glútea). O espaço existente entre os membros superiores e o tronco (triângulo do “talhe”) deve ser simétrico. Os ombros e os quadris devem ter a mesma altura.

“por meio da observação de simples dos movimentos da criança ou do jovem pode se identificar problemas de má postura e fazer o encaminhamento para possível tratamento. Tanto os pais quanto os professores serão capacitados para lidarem com isso. O importante é que seja feito o quanto antes. Entendemos que a avaliação precoce conforme o presente projeto, vai ajudar as pessoas e baratear o custo que o município poderia ter com o tratamento da doença”, finalizou o vereador Lucas Ramilo.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!