Dos dez vereadores mais produtivos das capitais, três são do PRB

Rogéria Santos do PRB Salvador (2ª); Marilda Portela do PRB Belo Horizonte (3ª) e Rinaldi Digilio do PRB São Paulo (8º) estão entre os mais produtivos do Brasil

Publicado em 29/8/2017 - 00:00

Dos dez vereadores mais produtivos das capitais, três são do PRB
Estreantes nas câmaras municipais, os republicanos já começam bem mostrando trabalho e dedicação ao mandato

Brasília (DF) – Dos dez vereadores que mais apresentaram projetos de lei nas capitais brasileiras em 2017, três são do Partido Republicano Brasileiro (PRB). A vereadora de Salvador (BA), Rogéria Santos ocupa a 2ª posição com 56 propostas, seguida por Marilda Portela (Belo Horizonte-MG) na 3ª colocação com 50 projetos, além do republicano Rinaldi Digilio, de São Paulo (SP), que apresentou 29 projetos e ficou em 8º lugar. Entre os dez primeiros colocados na lista, o PRB é o único partido com três nomes entre os mais produtivos. Todos os demais partidos citados, aparecem com um parlamentar apenas.

Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo site “Tudo OK Notícias” de Brasília, que avaliou a produção legislativa no primeiro semestre deste ano, de 750 vereadores das 26 capitais brasileiras, já que o Distrito Federal não tem câmara municipal. 

Três dos dez vereadores mais produtivos nas capitais são do PRBEleita para o primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador, a republicana Rogéria Santos explica que desde que assumiu o cargo, tem se dedicado a fazer o melhor. “Em sete meses de vereança, meu ideal é o mesmo: trabalho. Trabalho diuturnamente, me entrego pela causa humana, o meu mandato não possui uma bandeira exclusiva, trabalho para as pessoas e o fruto disso sentimos nas ruas, em pesquisas como essa que mostra como anda a produtividade dos vereadores nas capitais”, declarou a vereadora.

Rogéria Santos afirmou que não se dedica a única bandeira porque na avaliação dela o vereador é de toda a população e deve olhar para todos. “Verifico que o povo tem diversas necessidades e por isso não limito minha linha de ação às mulheres, crianças, educação, saúde ou qualquer outra vertente exclusiva. A minha única bandeira é cuidar de pessoas”, frisou.

Três dos dez vereadores mais produtivos nas capitais são do PRBEm Belo Horizonte, a republicana Marilda Portela tem mantido uma intensa agenda para atender demandas sociais da capital mineira. Ele já assumiu o mandato com vários projetos que foram preparados no decorrer da campanha eleitoral. “Desde antes das eleições, já havia estabelecido que, caso fosse eleita, apresentaríamos vários projetos de lei com conteúdo em áreas que foram muito solicitadas pelos eleitores, como ações e políticas públicas contra as drogas, valorização das mulheres, estímulo ao empreendedorismo, saúde, segurança pública, entre outros”, explicou Marilda.

Três dos dez vereadores mais produtivos nas capitais são do PRBJá Rinaldi Digilio, também eleito em 2016 para o Legislativo da maior cidade da América Latina, explica que além de fiscalizar os atos do prefeito, o vereador é responsável pela elaboração de leis que irão regular o dia a dia da vida em sociedade. É isso que o republicano tem feito em São Paulo. “Fazer leis que melhorem a vida da população paulistana é o foco do meu trabalho. Entrei na política para fazer diferente e trazer o novo, por isso, ideias inovadoras fazem parte de minha atuação”, afirmou o vereador.

Outra vereadora republicana citada no levantamento é Simone Kahwage, de Belém (PA). Ela apareceu na 28ª posição do ranking dos mais produtivos, com 20 propostas apresentados de janeiro até julho deste ano.

Sobre o levantamento

Como a propositura de leis é uma das principais atribuições do parlamentar, o levantamento levou em consideração o número de Projetos de Lei Ordinária (PLO) e Projetos de Lei Complementar (PLC) apresentados na atual legislatura pelos vereadores das capitais.

A pesquisa tomou por base o sistema disponibilizado pelas próprias câmaras em seus sites na internet. Nem todas oferecem os dados de forma didática e acessível para a população, de modo que o levantamento considerou apenas as que divulgam ou responderam a solicitação para o envio das informações via e-mail.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações do site Tudo OK Notícias
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend