Donos de cães e gatos poderão contar com serviço de castração gratuita em BH

Também serão oferecidas orientações à população sobre a posse e a guarda responsável desses animais

Publicado em 19/9/2016 - 00:00

Donos de cães e gatos poderão contar com serviço de castração gratuita em BH
O Castra Móvel circulará nas áreas onde for constatado o maior número de animais domésticos

Belo Horizonte (MG) – Já pensou poder contar com um serviço de castração gratuita de cães e gatos e ainda receber orientações de como cuidar bem do seu bichano? É o que prevê o Projeto de Lei 1915/2016, que institui o Castra Móvel, serviço municipal permanente de controle reprodutivo desses animais, a ser realizado através de unidades móveis para a castração e microchipagem, que atuará, principalmente, nas áreas onde for constatado o maior número de animais domésticos.

O Castra Móvel, de autoria do vereador Jorge Santos (PRB) e outros, contará com unidade móvel que circulará por Belo Horizonte e providenciará o registro, a identificação por microchip, a castração e a esterilização dos animais, entre outros. O serviço deverá contar com, no mínimo, uma unidade móvel por Secretaria de Administração Regional.

O vereador justifica a real necessidade da oferta do serviço visto a grande quantidade de animais domésticos que não possuem cuidados veterinários e são acometidos por doenças e nenhum controle de reprodução assistida, tendo em vista a maior parte ser de propriedade de famílias de baixa renda. “Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais, principalmente os filhotes, sejam abandonados diariamente nas ruas. Mas além de evitar ninhadas indesejadas, o cuidado com a saúde do animal é vital para a própria saúde humana, haja vista que existem mais de 600 patógenos que afetam as pessoas e que podem ser transmitidos por animais”, alertou o vereador.

jorge-santos-prb-servico-de-castracao-gratuita-de-caes-gatos-foto10-divulgacao-17-9-2016
Famílias serão orientadas sobre como cuidar da saúde e bem-estar dos bichanos

As famílias também serão conscientizadas da importância da esterilização, da vacinação, da prevenção de doenças, da posse responsável e das necessidades básicas do animal, como alimentação, água, local adequado para dormir e bem-estar. Também serão distribuídos panfletos educativos, ministradas palestras, apresentados slides, vídeos e o que for necessário para a conscientização da
população sobre a posse e a guarda responsável desses animais.

O projeto está em análise na Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend