Devanir Ferreira promove debate sobre o uso de cerol em Vitória

Devanir Ferreira promove debate sobre o uso de cerol em Vitória

Devanir Ferreira quer criar mecanismos para evitar novos acidentes com cerol em Vitória.

 

Vitória (ES) – A utilização do cerol e linhas cortantes para soltar pipas em Vitória, no Espírito Santo, foi tema de audiência pública promovida pelo vereador Devanir Ferreira (PRB-ES). O evento foi realizado no último dia 30 na Câmara Municipal e reuniu representantes de entidades ligadas aos motociclistas, ciclistas e de vítimas de acidentes causados pela utilização da linha laminada com vidro triturado.

O parlamentar do PRB destacou a preocupação com o número de acidentes envolvendo cerol no município. “É preciso buscar uma solução para esse problema. Em época de férias escolares, muitos adultos e crianças usam a raia, atividade barata, e a brincadeira se torna perigosa quando é usado o temido cerol. Sem falar na linha chilena, uma verdadeira navalha. Infelizmente, isso é uma realidade”, afirmou o parlamentar.

Para Sandro Oliveira, presidente da Federação de Ciclismo, “é de suma importância debater o assunto, uma vez que a brincadeira tão gostosa e sadia, é ao mesmo tempo uma arma poderosíssima, podendo machucar até a criança que a utiliza”. Ele lembrou que as bicicletas comercializadas não dispõem de antena de proteção e que o uso do mecanismo é tão necessário quanto na moto. “É obrigação do município e nosso direito cobrar ações efetivas contra o uso do cerol”, afirmou.

A advogada Jakeline Werneck, representando o Sindicato dos Motociclistas do Espírito Santo, e que acompanha muitos traumas gerados pelo cerol, cobrou um trabalho de conscientização por parte das autoridades e mais fiscalização quanto ao uso da antena em motocicletas.

Rodolfo Julião desabafou que quase perdeu a esposa em razão da utilização de cerol. Ele espera a punição dos culpados e defende o fim do uso de linhas cortantes em pipas. Ele agradeceu ao vereador do PRB por ter ofertado uma cadeira de rodas para sua esposa Patrícia.

Na avaliação de Robson Willian, presidente do Conselho Popular de Vitória, o debate sobre o tema precisa ser intensificado nas escolas. “Sabemos que a situação do cerol causa morte, tema muito importante e de relevância, por tratar da vida. Esse debate precisa chegar às escolas e comunidades. Não queremos acabar com o lazer da pipa, mas que não continue sendo uma arma na mão das pessoas”, defendeu.

O Major João Eduardo Martinelli lembrou que a situação é mais complexa e as crianças por terem poucas opções de lazer, buscam a pipa para se divertir, por ser mais acessível. “É necessário promover campanhas educativas com a entrega de folhetos explicativos, principalmente, no período de férias escolares. A Polícia Militar está pronta para fiscalizar e o nosso foco é a preservação da vida”, evidenciou.

Depois de uma série de perguntas, o vereador Devanir Ferreira encerrou a audiência pública com um pedido de mobilização para garantir a segurança das pessoas.“Precisamos nos preocupar em nome da população, pedir socorro aos órgãos e lideranças, para que possamos deixar claro que o cerol mata e que a diversão pode existir sem o cerol. Quero propor que possamos continuar esse debate nas comunidades, levando esse discurso para que nossas crianças entendam que elas precisam preservar a vida. Temos o Código Penal para tipificar como crime as linhas cortantes como cerol em logradouros públicos, mas creio que a educação é, e sempre será, o melhor caminho”, finalizou o parlamentar.

Texto: Luciene Costa / Ascom – vereador Devanir Ferreira
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest