Delso Moreira quer mudanças no modelo de eleição para conselheiros tutelares de Porto Velho

Delso Moreira quer mudanças no modelo de eleição para conselheiros tutelares de Porto Velho

Delso Moreira é presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal.


Porto Velho (RO)
– A revisão do atual modelo de eleição para conselheiros tutelares do município de Porto Velho foi tema de uma audiência pública realizada no início desta semana, na Câmara Municipal. No encontro, o autor do requerimento de audiência, vereador Delso Moreira (PRB-RO), apresentou uma minuta elaborada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que prevê a alteração de alguns critérios para os postulantes ao cargo.

De acordo com o vereador republicano, a população em geral não dá a atenção devida ao pleito e muito menos se importa com a qualidade dos conselheiros que serão eleitos. “Os conselheiros tutelares são os guardiões das nossas crianças. É justo, portanto, que esses conselheiros passem por um critério mais rígido de seleção”, comentou o parlamentar.

Delso Moreira (PRB-RO), que também é presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, disse ainda que em alguns casos, pessoas concorrem nas eleições para conselheiro em busca de um emprego ou mesmo com pretensões políticas, dando pouca importância para a função. “Nossos conselheiros devem possuir, no mínimo, um conhecimento pleno do que é ser conselheiro, suas atribuições e responsabilidades, além de ser comprometido com a causa”, ressaltou.

A minuta apresentada prevê a capacitação dos futuros conselheiros e também a possibilidade de votar em até cinco candidatos. “É importante que além do conhecimento do ECA, o conselheiro também entenda de procedimentos corriqueiros, como redigir um ofício, por exemplo”, destacou o vereador.

Ao final o evento, o vereador Delso Moreira (PRB-RO) explicou que os encaminhamentos trazidos pelos participantes certamente engrandecerão a revisão da Lei 510/2013 e já projeta a realização de outra audiência sobre o assunto para as próximas semanas. “Estamos querendo fazer mudanças para melhorar o processo unificado e também a atuação dos conselheiros. Essa casa já fez quatro mudanças na Lei, mas ainda há outras questões que precisam ser revistas”, finalizou.

Também participaram da audiência o representante da OAB-RO, Saulo Correia, além representantes da Secretaria Municipal da Ação Social (Semas) e do conselho estadual.

Texto: Ascom / Câmara Municipal de Porto Velho
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest