Delso Moreira quer mudanças no modelo de eleição para conselheiros tutelares de Porto Velho

Delso Moreira quer mudanças no modelo de eleição para conselheiros tutelares de Porto Velho

Delso Moreira é presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal.


Porto Velho (RO)
– A revisão do atual modelo de eleição para conselheiros tutelares do município de Porto Velho foi tema de uma audiência pública realizada no início desta semana, na Câmara Municipal. No encontro, o autor do requerimento de audiência, vereador Delso Moreira (PRB-RO), apresentou uma minuta elaborada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que prevê a alteração de alguns critérios para os postulantes ao cargo.

De acordo com o vereador republicano, a população em geral não dá a atenção devida ao pleito e muito menos se importa com a qualidade dos conselheiros que serão eleitos. “Os conselheiros tutelares são os guardiões das nossas crianças. É justo, portanto, que esses conselheiros passem por um critério mais rígido de seleção”, comentou o parlamentar.

Delso Moreira (PRB-RO), que também é presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, disse ainda que em alguns casos, pessoas concorrem nas eleições para conselheiro em busca de um emprego ou mesmo com pretensões políticas, dando pouca importância para a função. “Nossos conselheiros devem possuir, no mínimo, um conhecimento pleno do que é ser conselheiro, suas atribuições e responsabilidades, além de ser comprometido com a causa”, ressaltou.

A minuta apresentada prevê a capacitação dos futuros conselheiros e também a possibilidade de votar em até cinco candidatos. “É importante que além do conhecimento do ECA, o conselheiro também entenda de procedimentos corriqueiros, como redigir um ofício, por exemplo”, destacou o vereador.

Ao final o evento, o vereador Delso Moreira (PRB-RO) explicou que os encaminhamentos trazidos pelos participantes certamente engrandecerão a revisão da Lei 510/2013 e já projeta a realização de outra audiência sobre o assunto para as próximas semanas. “Estamos querendo fazer mudanças para melhorar o processo unificado e também a atuação dos conselheiros. Essa casa já fez quatro mudanças na Lei, mas ainda há outras questões que precisam ser revistas”, finalizou.

Também participaram da audiência o representante da OAB-RO, Saulo Correia, além representantes da Secretaria Municipal da Ação Social (Semas) e do conselho estadual.

Texto: Ascom / Câmara Municipal de Porto Velho
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado federal, Roberto Alves (PRB-SP)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5946

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest