Daniel Guerra quer mais transparência nos gastos com publicidade em Caxias do Sul

Objetivo é oferecer para a comunidade caxiense mais clareza e objetividade sobre os gastos institucionais com publicidade.

Publicado em 21/8/2015 - 00:00

daniel-guerra-prb-transparencia-nos-gastos-com-publicidade-em-caxias-do-sul-foto-ascom-21-08-15
O objetivo, segundo Daniel Guerra, é oferecer para a comunidade caxiense mais clareza e objetividade sobre os gastos institucionais com publicidade.

 

Caxias do Sul (RS) – O vereador Daniel Guerra (PRB-RS) apresentou uma proposta que torna obrigatória a divulgação do valor utilizado com publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas do Executivo e do Legislativo do município de Caxias do Sul, por ocasião e no próprio veículo utilizado para tal.

O objetivo, segundo o republicano, é oferecer para a comunidade caxiense mais clareza e objetividade sobre os gastos institucionais com publicidade. “Esse é um projeto voltado ao princípio da transparência, para que o cidadão possa avaliar os gastos, tanto de parte do Executivo quanto do Legislativo, participando decisivamente na gestão da coisa pública, tendo acesso aos instrumentos para fiscalização e cobrança”, explicou Guerra.

O parlamentar do PRB voltou a criticar os gastos do município caxiense com anúncios e reafirmou que as despesas com serviços de publicidade atingem, atualmente, valores exorbitantes. “Ano passado, o município orçou R$ 3 milhões para uma campanha pirotécnica, feita com dinheiro público, que visa manipular a verdadeira realidade de nossa cidade. Quando o trabalho é bem feito, por si só não precisa de publicidade”, considera o parlamentar.

Daniel Guerra considera que o dinheiro gasto com publicidade seria mais bem aproveitado se investido nas prioridades da comunidade do que em publicar algo que não existe. Durante seu discurso, o parlamentar levou à tribuna uma folha de jornal com publicidade do Executivo. “O anúncio diz ”Sou de Caxias do Sul da Saúde”, mas a nossa realidade é que ainda falta muito para a saúde em Caxias”, argumentou, questionando a demora na abertura da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte, a ausência de melhorias no atendimento do PA 24 horas e a existência de listas de espera para atendimento.

O republicano ressaltou, ainda, que esse projeto também está em tramitação em várias localidades do país, como na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ambas com pareceres favoráveis pela constitucionalidade e pela relevância da matéria. Guerra disse que a proposição está aberta a contribuições dos demais parlamentares.

 

Fonte e foto: Ascom / Vereador Daniel Guerra

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend