Daniel Guerra propõe criação da Central de Intérpretes de Libras em Caxias do Sul

Daniel Guerra propõe criação da Central de Intérpretes de Libras em Caxias do Sul

O objetivo, segundo Daniel Guerra, é dar mais atenção e acessibilidade às pessoas com deficiência.

 

Caxias do Sul (RS) – O vereador Daniel Guerra (PRB-RS) propôs a criação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de Guias Intérpretes para Surdocegos em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Segundo o republicano, é preciso dar mais atenção e acessibilidade às pessoas com deficiência. Guerra apresentou algumas reportagens que apontam os obstáculos vivenciados por surdos quando frequentam, por exemplo, estabelecimentos comerciais. “Devemos nos colocar no lugar dos cidadãos que enfrentam esses desafios”, defende Guerra.

Sobre a ideia da Central, o parlamentar do PRB esclarece que o serviço, deverá ser prestado a distância ou presencial. De acordo com o projeto, a central poderá ter tecnologia para transferência de imagem imediata para atendimento, visando facilitar e agilizar a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva através de Libras. No caso de atendimento presencial, é previsto agendamento para auxiliar na comunicação dos deficientes auditivos e surdocegos, com o objetivo de que possam receber uma adequada prestação do serviço público municipal.

Guerra acrescenta, ainda, que sua proposição prevê servidores concursados em número suficiente de intérprete e guias intérpretes para possibilitar a prestação do serviço de interpretação. “Temos de sair do plano das boas intenções e sermos objetivos. Estou propondo uma iniciativa que busca auxiliar surdos e cegos quando precisarem agendar, por exemplo, algum atendimento judiciário ou de saúde. Além disso, servirá como espaço de treinamento dos servidores públicos em relação à Libras”, explica o vereador.

Conforme o parlamentar, essa iniciativa já é lei no Distrito Federal e em São Paulo. Guerra também mencionou outras propostas, de sua autoria, voltadas a pessoas com deficiência, como a que prevê piso tátil para demarcar obstáculos em calçadas, a de adequação do site da Câmara à acessibilidade e o de ensino de Libras. O republicano ainda cobrou ações públicas e legais de acessibilidade por parte do município.

 

Fonte e foto: Ascom vereador Daniel Guerra

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest