Daniel Guerra critica local de espera por transporte de pacientes com câncer no PA 24h

Daniel Guerra critica local de espera por transporte de pacientes com câncer no PA 24 horas

O parlamentar solicitou que a Câmara Municipal abrigasse esses pacientes, enquanto esperam pelo deslocamento, até que a Prefeitura proporcionasse um local adequado para a espera

 

Caxias do Sul (RS) – O espaço de espera destinado a pessoas que precisam se deslocar a outras cidades, para fazerem radioterapia, localizado na garagem do pronto-atendimento 24 horas, foi alvo de críticas do vereador Daniel Guerra (PRB-RS). Em sessão ordinária na Câmara de Vereadores, o republicano cobrou que o Executivo proporcionasse um novo ambiente aos enfermos.

Ele explicou que o aparelho para esse tipo de tratamento só entrará em funcionamento, na cidade, a partir de maio, quando estiver finalizada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon) do Hospital Geral. Por enquanto, os pacientes são encaminhados a Bento Gonçalves, Lajeado ou Porto Alegre, para fazerem o tratamento.

Guerra considerou insalubre o espaço da espera pelo transporte, por se tratar de uma garagem fechada, onde há constante deslocamento de veículos. O parlamentar solicitou que a Câmara Municipal abrigasse esses pacientes, enquanto esperam pelo deslocamento, até que a Prefeitura proporcionasse um local adequado para a espera.

Depois do debate, o líder do governo municipal na Casa, vereador Pedro Incerti (PDT), comunicou que a secretária da Saúde, Dilma Tessari, disponibilizou uma sala para esses enfermos. Conforme o pedetista, eles continuariam buscando atendimento fora da cidade por, no máximo, 90 dias, quando serão transferidos para a Unacon, que está em fase de finalização. Para Guerra, no entanto, a medida é insuficiente para sanar o problema.

Além disso, o republicano apresentou um projeto de lei, com o objetivo de autorizar o Executivo a criar o programa Fila Zero, para priorizar o atendimento a pessoas diagnosticadas com câncer. Ele explicou que o projeto visa à realização de consultas e exames, dentro do prazo máximo de 48 horas, após o encaminhamento médico.

Texto: Câmara Municipal de Caxias do Sul
Foto: Rafael Lopes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest