Curso de Formação Política em São Paulo

 

 

SÃO PAULO (SP) – No mês de maio de 2012, o PRB de São Paulo promoveu o “Curso de Formação Política”, ministrado durante o “III Encontro Estadual”, em parceria com a Fundação Republicana Brasileira. O objetivo da reunião foi fortalecer o conhecimento dos pré-candidatos a vereador e também dos assessores nas eleições deste ano.

O curso foi conduzido por Leonardo Barreto, cientista político; Mauro Silva, tesoureiro; e Paulo Fernando, especialista em direito eleitoral. Além de militantes, assessores, vereadores e pré-candidatos, participaram do evento o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira; Vinicius Carvalho, presidente estadual; Aildo Ferreira, presidente municipal; os deputados estaduais Gilmaci Santos (PRB) e Milton Vieira (PSD); o deputado federal Antônio Bulhões (PRB-SP); os vereadores de São Paulo Atílio Francisco e Souza Santos (PSD); Celso Russomanno, pré-candidato a prefeito de São Paulo; o presidente estadual do PRB Jovem, Jean Madeira; a presidente estadual do PRB Mulher, Mhel Lancerotti; e Telma Franco, presidente do PRB Mulher do Distrito Federal.

O presidente estadual do PRB-SP, Vinicius Carvalho, agradeceu a todos os que auxiliaram na organização do evento. São aqueles que, segundo ele, “sempre estão nos bastidores” e que são fundamentais para o partido. O dirigente disse também que o objetivo do curso é qualificar a militância para que esta esteja apta a ocupar os espaços que surgirão na administração pública. “Esses espaços precisam ser preenchidos por pessoas que tenham comprometimento e respeito com as coisas públicas”, destacou.

Vinicius Carvalho lembrou que o PRB pode não ser considerado grande pela maioria, mas possui qualidade. “Ainda não somos grandes quantitativamente, mas seremos um dos maiores em qualidade”, afirmou.

Para o então tesoureiro Mauro Silva, o curso tem sido ministrado em todos os estados brasileiros e vem recenbido apoio incondicional do PRB nacional. “Espero que vocês sejam agentes de mudanças”, assinalou.

A presidente do PRB Mulher-SP, Mhel Lancerotti, aproveitou o momento para homenagear as mulheres, mães ou não. “Não somos melhores, mas somos especiais”, disse.

Durante o curso, os pré-candidatos e militantes puderam tirar suas dúvidas sobre questões como o republicanismo, prestação de contas e legislação eleitoral. Para o vereador Atílio Francisco, o curso será útil para a atuação dos pré-candidatos. “Vocês têm hoje o privilégio de receber uma formação para ingressar na carreira política.”

Segundo o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia de São Paulo, a eleição municipal é uma das mais importantes e por isso deve ser levada a sério. “Esse curso é de fundamental importância para que possamos entender melhor a função de um vereador. Sairemos preparados para que, uma vez eleitos, possamos provar que existem políticos que podem fazer a diferença.

Celso Russomanno

Naquele mês, o PRB paulista organizou uma entrevista coletiva para informar sobre os passos que seriam dados rumo à eleição de 2012. O partido informou que foi encerrado o diálogo com o PMDB para uma possível composição de chapa na disputa pela Prefeitura de São Paulo e que Celso Russomanno é o pré-candidato próprio da legenda.

Na ocasião, Marcos Pereira, presidente do partido, afirmou que abriria mão de sua agenda nacional para assumir a coordenação geral da campanha na capital paulista. Segundo a pesquisa do Ibope, divulgada naquele mês, Celso Russomanno estava em segundo lugar, com 16% das intenções de voto.

Durante a apresentação do curso, Russomanno, que tem trabalhado exaustivamente e conhecido de perto os problemas da capital São Paulo, comentou sobre a importância dos republicanos trocarem experiências. “Nós temos construído um partido unido. O PRB não é mais um ator coadjuvante, mas o ator principal.” O jornalista também explicou a importância desta eleição. “Se nós não disputarmos as eleições, não seremos lembrados”, acrescentou.

Marcos Pereira destacou quais serão os três desafios que a legenda terá nos próximos meses: ser um partido protagonista no cenário político brasileiro, dobrar o número de vereadores e prefeitos nos municípios e eleger o prefeito da maior e mais importante cidade do País. Segundo o presidente, essa é a única maneira de cumprir a missão do partido, que é a de “cuidar da coisa pública”.

Marcos Pereira afirmou também que o PRB não possui um plano de governo, mas um plano de ação. Em São Paulo, segundo ele, “o prefeito não irá apenas administrar a cidade, mas fiscalizar”.

Texto e fotos: Amanda Fischer

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

 

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest