Copa de 2014: Gabinete de Gestão aborda segurança e mobilidade

O secretário José Freitas (PRB) enfatizou que a secretaria está participando das ações em parceria com a EPTC e Procempa na campanha da prefeitura “Vizinho da Copa”

Publicado em 5/6/2014 - 00:00

jose-freitas-copa-do-mundo-05-06-14
O encontro ocorreu na nova sala Pleno do GGIM, no prédio da Secretaria

Porto Alegre (RS) – A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) realizou reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), apresentada pelo secretário José Freitas (PRB), com o tema da Segurança para a Copa de 2014. O encontro ocorreu na nova sala Pleno do GGIM, no prédio da Secretaria. A primeira pauta da reunião foi apresentada pelo coordenador da área de Trânsito e Circulação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) da zona Sul da Capital, Fábio Rodrigo, com o tema Mobilidade Urbana.

Durante a apresentação, Rodrigo enfatizou que o Plano de Mobilidade é resultado de um planejamento com foco especial para atuação nos dias de jogos da Copa. “Nosso trabalho foi organizado para que a cidade funcione normalmente nesse período, garantindo máxima orientação aos moradores e visitantes na Capital”, disse.

Ainda na apresentação de mobilidade, foram abordadas as mudanças que serão executadas, essencialmente, nos cinco dias e na área do entorno do estádio, com atenção voltada também aos pontos de chegada na cidade. “A principal alternativa de deslocamentos em dias de jogos será o transporte público. Serão disponibilizadas quatro linhas de ônibus especiais e uma linha seletiva. Além disso, mais de 30 linhas regulares de ônibus e dez de lotação atendem as proximidades do estádio”, destaca o coordenador. Os pontos de parada para o transporte público – ônibus, lotação e táxis – ficarão localizados ao longo das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros.

Em seguida a Brigada Militar (BM), representada pelo tenente-coronel Andre Luiz Nickele Córdova, subcomandante do Batalhão Copa, fez uma explanação sobre o plano operacional e os preparativos da BM para a Copa 2014. Na oportunidade, Córdova destacou que será feito um trabalho de prevenção para o evento com o apoio aos postos de triagem que serão colocados no entorno do estádio Beira Rio. “Serão diversos postos de verificação colocados no perímetro com o intuito de trazer maior tranquilidade para quem vai aos jogos e quem mora no entorno. O objetivo da operação é também para o bom andamento do evento.”

Além disso, o coronel pontuou que haverá postos móveis que servirão de suporte para turistas, sendo um deles 24 horas, equipes de escoltas, suporte de atendimento em hotéis, em portais de entrada da cidade, próximas ao Aeroporto Salgado Filho, e unidades posicionadas para a Fan Fest. “Todas as ações foram planificadas, inter-relacionadas por demandas de logística interna e treinamentos específicos para cada ação. Foram adotadas estratégias integradas de segurança para que possamos ter um evento que traga aproveitamento para todos e o bem estar da população local”, finalizou.

Credenciais

O secretário José Freitas enfatizou que a secretaria está participando das ações em parceria com a EPTC e Procempa na campanha da prefeitura “Vizinho da Copa”, que objetiva cadastrar veículos de moradores, comerciantes, funcionários das imediações do estádio Beira-Rio somente para os dias de jogos. “Até o momento foram cadastrados pelo site cerca de 3.865, com aproximadamente 2.335 credenciais entregues. Isso significa 60%, uma boa estimativa de aceitação desta iniciativa, que visa amenizar os transtornos de circulação e manter a segurança de todos”, comenta.

A reunião do GGIM é realizada mensalmente e busca estabelecer diretrizes e prioridades para programas e ações integradas de segurança pública e defesa social em Porto Alegre.

Participaram do encontro o secretário-adjunto João Helbio da SMSEG, Gabinete do Prefeito, Defensoria Pública do RS, 3ª Vara de Infância e da Juventude, Brigada Militar, Trensurb, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), as secretarias de Gestão, de Planejamento Estratégico e Orçamento, de Cultura, às secretarias de Gestão, de Governança Local, da Juventude, de Educação, do Esporte, Fasc, EPTC, Guarda Municipal, Secopa e Direitos Humanos.

Texto e foto: Ascom – secretário José Freitas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend