Convenção do PRB Novo Hamburgo (RS) marca a estreia de Lurdes Valim na política

Convenção do PRB Novo Hamburgo (RS) marca a estreia de Lurdes Valim na política

Liderança reconhecida no movimento cristão, Lurdes Valim coordenou o programa social Agente da Comunidade

 

Novo Hamburgo (RS) – Sob gritos de “guerreira!” a pastora e radialista Lurdes Valim foi aclamada no último domingo (31) candidata a vereadora pelo PRB Novo Hamburgo em convenção coordenada pelo vice-presidente da comissão executiva local, Gabriel Reinheimer. O ato na Câmara Municipal também referendou o apoio dos republicanos ao pré-candidato a prefeito Paulo Ritzel (PMDB) para as eleições deste ano. Lurdes representará o PRB na coligação à proporcional “Unidos para vencer”, que também reúne PTB, Rede, DEM, PTN, PHS e PSDC no município da região do Vale do Rio dos Sinos.

“Não tenho medo do trabalho. Meu dia a dia é nos bairros, nas vilas, onde estão os clamores dos mais necessitados. De mãos dadas com o povo construí a minha vida, e é ao lado das pessoas que nossa jornada prosseguirá”, declarou Lurdes.

“O PRB tem uma relação de respeito e comprometimento com a cidade e a sua população. Não podemos aceitar que as pessoas esperem horas na fila para conseguir uma ficha de atendimento para daqui um mês. Nosso partido tem um projeto para o município que é, em essência, um projeto pelas pessoas”, defendeu o vice-presidente Reinheimer.

“Essa aliança é com o povo de Novo Hamburgo, com as famílias, com os contribuintes, com homens, mulheres, juventude que constroem nossa cidade”, declarou o presidente do PMDB local, João Raimundo Fonseca.

O vice-prefeito Roque Serpa (PTB) comparou o período que antecedeu a abertura democrática com o momento atual em que as ferramentas tecnológicas disponíveis à sociedade têm fortalecido a democracia, exigindo atenção dos agentes públicos. “Antes as pessoas não tinham voz. Hoje temos 14 vereadores, prefeito e vice escolhidos por vontade popular. A nossa sociedade está informada, politizada. E com o advento das novas tecnologias, que trouxeram a internet e as redes sociais, o cidadão acompanha o caminhar do seu representantes. Eu acredito que a avaliação da atuação dos gestores a partir desses mecanismos deverão se refletir nas urnas”, prevê.

O encontro contou com a presença maciça de integrantes da comunidade evangélica, representadas no evento pelos pastores Gilberto Muniz e Dênis Fagundes. “Está sendo lançado hoje um projeto que não é humano, é de Deus. E todos aqui são parte deste plano que será colocado em prática a partir de hoje para ficar na história”, avalia Muniz.

De acordo com o presidente municipal do partido, Paulo Barcellos, “o PRB marcou posição no município mostrando que é necessário fazer política para todos, não para grupos de interesse, mas para a comunidade”. Também estiveram no encontro o presidente do diretório municipal da Rede, Gustavo Finck; a presidente interina do PRB São Leopoldo, Gladis dos Santos; e a integrante do PRB Novo Hamburgo, Veridiana Fumegalli Paiva, advogada que secretariou a cerimônia de convenção.

Trajetória guerreira

Quem vê o riso fácil da pastora Lurdes não imagina a aridez da infância de quem ficou órfã de mãe aos 2 anos de idade e as dificuldades para sustentar os filhos. Nascida em Torres há 56 anos, a filha de pequenos agricultores Maria de Lurdes Valim cresceu trabalhando no cultivo de banana, palmito, feijão e fumo.

As mãos da menina de 9 anos já conheciam o arado que roçava o feijão, produto vendido por ela mesma para comprar seu primeiro vestido. “Aos 5 anos, embaixo de uma taquareira, comendo milho verde com a minha irmã, eu fiz meu projeto de vida. Eu teria um casal de filhos e seria rica. Ganhei meus filhos e sou rica por tudo o que vivenciei e pelo que aprendo todos os dias com as pessoas”, orgulha-se a mãe de Gilmar (40) e Gilvane (35), hoje avó.

Lurdes passou a morar na zona norte de Porto Alegre quando casou-se aos 14 anos. Uma realidade comum a meninas de baixa renda como ela, que morava com outros 8 irmãos. Ingressou na comunidade cristã em equipes de evangelização e trabalho social há 32 anos. Em 1999, proprietária e gestora de quatro empresas, saiu de trás do balcão para assumir a missão de pastora. “Recebi um chamado e passei a entrar em hospitais, em presídios e na miséria das habitações dos viadutos. Entro em lugares onde os gritos são de dor, onde o cheiro não é bom e onde impera o abandono. Ninguém disse que seria fácil. Mas eu sabia que não estava sozinha”, relata.

Liderança reconhecida no movimento cristão, Lurdes Valim coordenou o programa social Agente da Comunidade, que agrega o projeto Anjos da Madrugada, responsável por levar assistência social e espiritual aos moradores de rua no período da noite. Também são carro-chefe do programa as oficinas de qualificação profissional gratuitas e eventos contínuos de ação social promovidos em comunidades de baixa renda. Na coordenação estadual do grupo Calebe, a pastora empenhou-se em dar atenção às pessoas da terceira idade, com auxílio espiritual e implementando ações voltadas à melhoria da qualidade de vida.

Texto: Karine Bertani / Ascom – PRB Rio Grande do Sul
Fotos: Tatiane Dias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!