Claudevane comemora redução de mortes de crianças e adolescentes em Itabuna (BA)

Claudevane comemora redução de mortes de crianças e adolescentes em Itabuna (BA)

Redução de 55% de assassinato de jovens teve a contribuição de projetos e programas sociais, culturais e esportivos desenvolvidos pela prefeitura

 

Itabuna (BA) – Levantamento da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), por meio do Relatório Violência Letal Contra Crianças e Adolescentes do Brasil, aponta que o número de assassinatos de pessoas com até 19 anos de idade em Itabuna caiu de 78 para 35, uma redução de 55,13%, de 2012 para 2013. A apuração indica que Itabuna foi um dos municípios baianos com maior redução de assassinatos de crianças e adolescentes.

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite (PRB-BA) comemorou a redução na quantidade de mortes violentas de menores no município e destacou a contribuição de projetos e programas sociais, culturais e esportivos como o Viv-À-rte, Casa das Artes, Bom de Bola, Melhor na Escola e Taça Cidade Itabuna de Futsal, desenvolvidos desde 2013 por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e Fundação Marimbeta.

Segundo ele, somente com os projetos Viv-À-rte e Casa das Artes são beneficiados mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, que têm acesso a oficinas gratuitas de teatro, dança clássica, violão, dentre outras atividades. “Essas crianças e adolescentes são atendidas no turno oposto ao das aulas normais. Com isso, esses jovens são mais difíceis de serem cooptados pelos criminosos. Os dados da FLACSO mostram que escolhemos o caminho correto para ajudar a reduzir a violência no município”, afirmou Claudevane.

No período de cinco anos, a menor quantidade de assassinatos de pessoas com até 19 anos, em Itabuna, ocorreu no ano de 2013. O estudo mostra que no período de 2009 a 2012 foram registrados 221 homicídios. O prefeito observa que o próximo estudo deverá indicar que houve redução ainda maior de assassinatos de crianças e adolescentes nos últimos anos.

O estudo da FLACSO foi encomendado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente e Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2015. O levantamento tem como fonte o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS). O estudo indica que 29 crianças e adolescentes foram assassinados por dia no Brasil no ano de 2013.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações do Agora Online e Ascom – Prefeitura de Itabuna
Foto: Ascom – Prefeitura de Itabuna

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest