Cidade liderada pelo PRB é destaque em saneamento básico

Cidade de Montes Claros teve o maior índice dentre as mineiras

Publicado em 7/10/2013 - 00:00

07_10_13_destaque02_ruy_muniz_desponta_em_saneamento_basico001
Na gestão do prefeito Ruy Muniz (PRB), a cidade de Montes Claros ganha mais uma vez destaque no cenário nacional

Montes Claros (MG) – Na gestão do prefeito Ruy Muniz (PRB), a cidade de Montes Claros ganha mais uma vez destaque no cenário nacional. Desta vez, o município foi eleito a maior cidade mineira em saneamento básico, ocupando a 14ª posição entre as cem maiores cidades do País. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Trata Brasil, que é uma organização da sociedade civil de interesse público (oscip) com sede em São Paulo, com base nos dados utilizados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2012 (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se apenas o estado de Minas Gerais for considerado, Montes Claros ficou em terceiro lugar.

Entre os dados que influenciam na avaliação dos municípios estão o percentual de água tratada em relação à população, coleta e tratamento de esgoto. O estudo levou em consideração três grupos de análise: nível de cobertura, melhora da cobertura e nível de eficiência dos serviços. A pesquisa apontou um percentual de 95,17 de cobertura tanto em relação ao fornecimento de água como no tratamento de esgoto no município, o que se traduziu em notas de 0,95 (a nota máxima era 1) e 2,38 (máximo: 2,5), respectivamente. A média nacional nestes quesitos é 82,4% (água) e 61,4% (esgoto).

Ainda é interessante ressaltar que o saneamento básico é um dos critérios utilizados na confecção do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), instrumento utilizado mundialmente para mensurar a qualidade de vida da população de determinada região.

Fonte e fotos: Ascom – prefeito Ruy Muniz
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend