CHESF confirma redução no ICMS e declara medidas de adequação

 

heleno-silva-caninde-prb-jose-pedro-de-alcantara-chesf-02.04.14

 

Recife (PE) – Acompanhado do secretário Municipal de Planejamento, Breno George, o prefeito da cidade ribeirinha de Canindé de São Francisco, no sertão sergipano, Heleno Silva (PRB), foi recebido pelo diretor Administrativo da CHESF José Pedro de Alcântara no final da manhã desta terça-feira (01), na sede da Companhia em Recife (PE), que confirmou a nova realidade que vive a Estatal com a queda na arrecadação pela venda de energia.

Depois da decisão do Governo Federal, através da medida provisória que reduziu a tarifa de energia, houve a redução do faturamento e, por consequência, os investimentos realizados pela Companhia Hidrelétrica. “Entendemos que o impacto foi grande e estamos tomando medidas para que façamos os ajustes necessários para nos adequarmos a essa receita. Processos de enxugamento de custos estão sendo executados para se adequarem à nova realidade”, declarou o diretor Pedro Alcântara, referindo-se à queda no faturamento da CHESF.

O diretor explicou ainda, ao gestor municipal de Canindé, que a redução do valor do recolhimento do ICMS no exercício de 2013 é decorrente dos componentes da Estatal que giram em torno da remuneração do investimento da Usina, do custo de operação e do custo de manutenção das instalações, que compõem a receita e, consequentemente, o valor da fatura da venda, que, com o advento da medida  de redução da tarifa da energia provocou uma redução substancial nessa equação de valores.

“A energia foi barateada, beneficiando consumidores e incentivando empresários na geração de empregos, mas, municípios que dependiam desse valor adicionado do ICMS para o pleno desenvolvimento estão e estarão amargando com essa nova realidade. De R$ 980 milhões faturados em 2012 para R$ 230 milhões em 2013, é uma queda muito grande e, não temos dúvida, que teremos uma nova realidade para Canindé. Vamos olhar para frente, nos adaptarmos e gerir os recursos com responsabilidade e compromisso, cientes das limitações”, frisou o republicano Heleno Silva.

“Reconhecemos que o impacto foi grande, vamos estar presentes nessa nova realidade, incentivando e apoiando o desenvolvimento da região. Sabemos da seriedade que o senhor tem prestado a gestão do município de Canindé e, diante desse quadro, vamos estudar a possibilidade de apoiar os projetos do município”, concluiu o diretor administrativo da CHESF.

Por Ascom/Prefeitura de Canindé

Edição: Helen Assumpção – Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest