Caxias (MA): Fábio Gentil entrega escolas reformadas nos povoados São Manoel e Rosário

Já são mais de 40 escolas reformadas em todo o município em 10 meses de governo do prefeito republicano

Publicado em 17/10/2017 - 00:00

Caxias (MA): Fábio Gentil entrega escolas reformadas nos povoados São Manoel e Rosário
“Hoje quem vai inaugurar são os alunos. Eles vão dizer a partir de hoje: eu inaugurei a minha escola”, disse o prefeito, enquanto organizava as crianças para o descerramento da placa

Caxias (MA) – Na última sexta-feira (13), o prefeito Fábio Gentil (PRB) entregou aos moradores dos povoados São Manoel e Rosário, a unidade de ensino U.E.M Jacinto Leôncio da Silva e a escola multisseriada U.E.M São José, totalmente reformadas após mais de 10 anos sem receber melhorias. 

“A escola está bem melhor. Antes tinha goteira, banheiros não funcionavam, as crianças iam pro mato e a gente não conseguia trabalhar direito. A escola ficou perfeita, ela atende também alunos da Canabrava e da Palestina”, contou Maria Gorete, professora responsável pela U.E.M Jacinto Leôncio da Silva.

A unidade de ensino ganhou piso, novos banheiros, telhado e pintura. A unidade atende 21 alunos do 1º ao 5º ano, do povoado São Manoel e comunidades vizinhas. No momento da inauguração, o prefeito Fábio Gentil pediu que os próprios alunos fizessem o descerramento da placa de inauguração. “Hoje quem vai inaugurar são os alunos. Eles vão dizer a partir de hoje: eu inaugurei a minha escola”, disse o prefeito, enquanto organizava as crianças para o descerramento da placa.

As moradoras do povoado São Manoel, Marinês de Oliveira e Maria dos Santos, agradeceram a reforma, abraçaram o prefeito e confidenciaram que há aproximadamente 20 anos um prefeito não visitava o povoado. “Eu cheguei aqui no dia 27 de março de 2003 e eu nunca vi um prefeito aqui, hoje é o primeiro que eu tô vendo. Achei boa a reforma porque as crianças vão ficar mais à vontade. A escola está melhor com certeza”, disse Marinês de Oliveira.

“Nunca tinha andado um prefeito aqui, é a primeira vez. Eu tô é com trinta anos que moro aqui e eu nunca tinha visto um prefeito aqui. A escola tá boa demais, estávamos precisando dela aqui mesmo”, lembrou Maria dos Santos.

Povoado Rosário

O prefeito Fábio Gentil também entregou completamente reformada a escola multisseriada U.E.M São José, do povoado Rosário. No local estudam 47 alunos do 1º ao 5º ano. “A gente percebe a necessidade do prefeito estar mais próximo da comunidade. Uma escola como essa no povoado, que nem banheiro tinha, a prefeitura constrói e entrega para a comunidade para que essas crianças possam ter dignidade, possam ser respeitadas. Vir pra cá, entregar essas escolas, essas reformas, é muito gratificante. Nós acreditamos que é somente através da educação que a gente pode crescer na vida. Iremos investir tudo que deve ser investido para que essas crianças tenham as condições de infraestrutura e os professores competentes para terem um educação de qualidade. Hoje o SAAE faz o lado social, contribui conosco trazendo os presentes para as crianças. Estamos com um grupo de pessoas pensando no bem da cidade e do município. É assim que a gente constrói a cidade que a gente quer”, declarou o prefeito.

“Estávamos perdendo alunos por causa da não reforma da escola. Estou aqui há 16 anos e esta é a primeira reforma da unidade. Esse é um ganho muito grande para a gente, para os funcionários e para toda a comunidade do povoado Rosário”, afirmou Ana Lúcia, professora responsável.

“Estamos aqui hoje para agradecer o nosso prefeito Fábio Gentil, que é 10. Agora com essa escola reformada nós temos que aproveitar ela, temos que estudar mais, temos que preservar ela também. Antes o banheiro era só um buraco, e agora tem pia, tem vazo. Queremos agradecer ao prefeito que é nota 10”, reforçou José de Ribamar, aluno de 11 anos.

Já são mais de 40 escolas reformadas em todo o município em 10 meses de governo. Os secretários Murilo Novais, de Infraestrutura, e Ana Célia Damasceno de Educação, Ciência e Tecnologia, confirmaram que outras 45 escolas devem ser reformadas em toda a zona rural nos próximos meses por determinação do prefeito Fábio Gentil.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend