Waldir Canal reivindica qualificação aos pescadores gaúchos

Waldir Canal reivindica qualificação aos pescadores gaúchos

Republicano é autor do projeto que oficializa a Feira do Peixe da Ilha da Pintada no Calendário de Eventos de Porto Alegre

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB-RS), autor do projeto que oficializa a Feira do Peixe da Ilha da Pintada no Calendário de Eventos de Porto Alegre, participou dessa Feira no último domingo (17), oportunidade em que foi lançada a 233ª Feira do Peixe de Porto Alegre e a Feira do Peixe da Restinga, na sede da Colônia de pescadores Z5, com a presença de autoridades municipais, estaduais e comunidade em geral.

O tradicional evento de lançamento da Feira do Peixe de Porto Alegre, que ocorre na Colônia Z5, há anos, é marcado pelas peculiaridades gastronômicas, a exemplo da tainha assada na taquara, e pelas belezas naturais que circundam o local, “fato que pode ser melhor aproveitado pelo setor de turismo da Cidade”, observa o vereador Waldir Canal, reconhecido como um dos grandes incentivadores da pesca e aquicultura na região.

Canal aproveitou a presença de autoridades no evento e ressaltou a importância de promover a pesca na no Estado e na Capital, “como fonte de desenvolvimento econômico e social”, explicou o parlamentar que, se reuniu com o superintendente estadual da Pesca e Aquicultura, Gilmar Coelho, para reiterar o seu pedido, oficializado na semana passada, “para que os cursos de qualificação aos profissionais da pesca e interessados, promovidos em outros estados brasileiros, através do Pronatec, sejam oferecidos no Rio Grande do Sul e à população pesqueira de Porto Alegre”.

Gilmar Coelho acolheu o pedido do vereador Canal, afirmando que a superintendência está trabalhando para efetivar esse projeto no Estado, com a máxima brevidade possível. Coelho informou a necessidade de ampliar o cadastramento dos pescadores gaúchos e a manifestação de interesse aos projetos e benefícios oferecidos pelo  Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), “a exemplo do Plano Safra da Pesca e Aquicultura”.

Parceria

O Ministério da Pesca e Aquicultura e o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape) estabeleceram parceria com o Ministério da Educação (MEC) para a qualificação e o acesso de pescadores e aquicultores à formação técnica e profissional, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Serão ministrados cursos de curta duração no ano 2013, em diversos estados, sobre temas, como: Criação de peixes em tanques, beneficiamento de pescado, industrialização de alimentos, orientações à pesca artesanal em água doce, guarda ambiental, profissão de marisqueiro, desenvolvimento de pescador profissional, auxiliar de fiscalização ambiental, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo e outros. Neste momento, os estados contemplados com o projeto de qualificação aos pescadores são: Distrito Federal, Acre, Pará, Tocantins, Espírito Santos, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Pronatec

O Pronatec visa ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os cursos são ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional, Técnica e Científica (EPTC), que inclui os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF); pelas redes estaduais de educação profissional e tecnológica; e pelo Sistema de Serviços Nacionais (Sistema S), que conta com entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Fonte: Ascom – vereador Waldir Canal
Foto 01: Cristine Rochol

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest