Canal defende Programa de Saúde Cardiovascular às mulheres em Porto Alegre

Camara Municipal de Porto Alegre

 

Porto Alegre (RS) – O vereador Waldir Canal (PRB), encaminhou requerimento ao prefeito de Porto Alegre e à Secretaria Municipal da Saúde, pedindo a implantação de Programa Municipal de Saúde Cardiovascular às Mulheres, na última semana.

Com base nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alertam para o fato de que as doenças cardiovasculares tornaram-se mais frequentes e perigosas entre as mulheres, por falta da cultura do diagnóstico ou, programas de prevenção e tratamento dessas doenças, ao gênero; além da informação da Federação Mundial do Coração que destaca as doenças cardiovasculares como responsáveis, por um, a cada três óbitos de mulheres, Waldir Canal aproveitou a semana de comemorações ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal da Capital gaúcha, para promover ações mais efetivas em prol da saúde destas.

Waldir Canal afirma reconhecer a importância das ações governamentais e reiterou seu apoio aos programas de combate a violência, câncer de mama, AVC, HPV, osteoporose, depressão e outras enfermidades.  Mas, ressaltou a necessidade de campanhas e atitudes de alerta sobre a incidência de doenças cardiovasculares que atingem as mulheres, “as quais, ao longo dos tempos, passaram a acumular mais responsabilidades, atividades, hábitos e postura que, aliadas a diferentes questões do mundo moderno, ocasionam males ao coração”.

O parlamentar, ao pedir providências ao poder público municipal, disse que “essa é a forma mais efetiva de prestar homenagem as mulheres, pela sua importância histórica à humanidade”, explicando que a sua proposta prevê a inclusão de exames  cardiológicos periódicos às mulheres, disponibilidade semanal de médico especialista em diferentes bairros da Cidade, para monitoramento ou ações de prevenção as doenças que atingem o coração das mulheres. O Programa de  Saúde sugerido por Canal, prevê ainda, palestras e orientações para prática de exercícios e alimentação regrada.

Fonte e foto: Ascom Waldir Canal

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o emailpautas@prb10.org.br

TAGS:
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest