Campo Grande promove Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Campo Grande promove Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho em Campo Grande é uma iniciativa do vereador Betinho

Campo Grande (MS) – De iniciativa do vereador Betinho (PRB-MS), por meio da Lei nº 8.131/15, aprovada ano passado, a Prefeitura de Campo Grande realizará do dia 25 a 30 de abril, a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sempat).

O evento, segundo Betinho, promoverá atividades visando conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se conservar e proteger a saúde e a integridade física, por meio de palestras e workshops, além de consultorias jurídicas com temas voltados para a saúde, integridade física e segurança no trabalho.

“A semana de prevenção quer chamar a atenção do poder público e da iniciativa privada para que disponibilizem mais investimentos nos ambientes de trabalho, proporcionando mais conforto e saúde para os trabalhadores. Queremos levar à sociedade mais conhecimento da causa, para que as pessoas possam executar suas atividades com maior segurança e responsabilidade”, destacou Betinho.

Em âmbito nacional, o mês de abril, desde 2014, ficou estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social como o Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre o tema, no qual foi instituído, no dia 28, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, também considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho.

O Abril Verde busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Outra característica que se destaca na análise de dados sobre acidentes no Brasil é a predominância de homens jovens nas ocorrências. Do total de 704,1 mil acidentes e doenças do trabalho comunicados ao MTPS em 2014, 68% dos acidentados são homens (478,9 mil), a maior parte na faixa etária de 25 a 29 anos (80,5 mil). Neste mesmo período, 225,2 mil trabalhadoras foram vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, ou, 32% do total, a maioria mulheres com idade entre 30 e 34 anos.

Números de acidentes no trabalho em Mato Grosso do Sul

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho de 2014, do Ministério da Previdência Social e do Ministério do Trabalho e Emprego, foram registrados 10.840 acidentes de trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul. Em 2013, foram 11.402 acidentes de trabalho em todo o estado.

Em números absolutos, e considerando o recorte regional, a maior incidência foi registrada na região Sudeste (379,4 mil), seguida pelo Sul (157,3 mil), Nordeste (85,7 mil), Centro-Oeste (50,3 mil) e, o menor número de casos, foi contabilizado na região Norte (31,2 mil).

Texto: Agência PRB Nacional,  com informações e foto da Ascom – vereador Betinho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest