Campo Grande promove Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Campo Grande promove Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho em Campo Grande é uma iniciativa do vereador Betinho

Campo Grande (MS) – De iniciativa do vereador Betinho (PRB-MS), por meio da Lei nº 8.131/15, aprovada ano passado, a Prefeitura de Campo Grande realizará do dia 25 a 30 de abril, a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sempat).

O evento, segundo Betinho, promoverá atividades visando conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se conservar e proteger a saúde e a integridade física, por meio de palestras e workshops, além de consultorias jurídicas com temas voltados para a saúde, integridade física e segurança no trabalho.

“A semana de prevenção quer chamar a atenção do poder público e da iniciativa privada para que disponibilizem mais investimentos nos ambientes de trabalho, proporcionando mais conforto e saúde para os trabalhadores. Queremos levar à sociedade mais conhecimento da causa, para que as pessoas possam executar suas atividades com maior segurança e responsabilidade”, destacou Betinho.

Em âmbito nacional, o mês de abril, desde 2014, ficou estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social como o Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre o tema, no qual foi instituído, no dia 28, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, também considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho.

O Abril Verde busca alertar empregados, empregadores, governos e sociedade civil para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro, e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Outra característica que se destaca na análise de dados sobre acidentes no Brasil é a predominância de homens jovens nas ocorrências. Do total de 704,1 mil acidentes e doenças do trabalho comunicados ao MTPS em 2014, 68% dos acidentados são homens (478,9 mil), a maior parte na faixa etária de 25 a 29 anos (80,5 mil). Neste mesmo período, 225,2 mil trabalhadoras foram vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, ou, 32% do total, a maioria mulheres com idade entre 30 e 34 anos.

Números de acidentes no trabalho em Mato Grosso do Sul

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho de 2014, do Ministério da Previdência Social e do Ministério do Trabalho e Emprego, foram registrados 10.840 acidentes de trabalho no Estado do Mato Grosso do Sul. Em 2013, foram 11.402 acidentes de trabalho em todo o estado.

Em números absolutos, e considerando o recorte regional, a maior incidência foi registrada na região Sudeste (379,4 mil), seguida pelo Sul (157,3 mil), Nordeste (85,7 mil), Centro-Oeste (50,3 mil) e, o menor número de casos, foi contabilizado na região Norte (31,2 mil).

Texto: Agência PRB Nacional,  com informações e foto da Ascom – vereador Betinho

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!