Câmara debate roubo de cargas no Triângulo Mineiro

10_10_13_destaque01_camara_debate_roubo_cargas_triangulo_mineiro001

 

Brasília (DF) – A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para debater a incidência de roubos de caminhões, extorsões e cárcere privado do Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro. O debate proposto pelos deputados republicanos George Hilton (MG) e Otoniel Lima (SP) contou com a participação do inspetor da PRF de Minas, Guido Mayol, do presidente da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (FENACAT), Luiz Carlos Neves e do presidente da Associação dos Transportadores Patenses – ATP, Reginaldo Nunes da Silva e da vereadora do município de Patrocínio, Greyce Elias (PRB-MG).

“O transporte de cargas no país representa 5% do PIB nacional e emprega três milhões de pessoas. Acreditamos que um setor tão importante para a economia brasileira deve ter total atenção dos governos. O aumento de 32% nos assaltos de cargas, só em Minas Gerais, nos deixa alertas. Se não tomarmos medidas mais drásticas, a tendência é colocar em risco um segmento que é fundamental para a economia”, explicou.

O presidente da FENACAT, Luiz Carlos Neves, disse que a maior preocupação deve ser com os motoristas que ficam a mercê dos ladrões por dias e, que, muitas vezes não conseguem voltar para suas casas. “Várias vidas já foram ceifadas nas rodovias brasileiras. Sempre que escutamos falar em roubo de cargas na televisão, o foco é sempre o destino da carga. O que acontece com o motorista e o seu caminhão, que muitas vezes ainda está sendo pago em várias prestações?”, questionou Neves.

O Inspetor Guido Mayol que é chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, em Minas Gerais, reconheceu que embora o trabalho seja muito bem feito, o número de delegacias e o efetivo ainda é insuficiente. “Trabalhamos de forma integrada com o Ministério Público do Estado, que nos mune com informações que otimizam os resultados das operações. Estamos trabalhando em conjunto com as policias militar e civil de São Paulo, de Minas Gerais e de Goiás. Mas sabemos que se tivéssemos mais viaturas, mais postos e mais policiais, com certeza, teríamos resultados mais eficientes”, explicou.

A vereadora de Patrocínio, Greyce Elias, informou que somente o prejuízo da Associação dos Transportadores Patenses no último ano foi da ordem de 1,2 milhões de reais. “Acredito que essa frente criada pelo deputado George Hilton vai levantar informações privilegiadas e ajudará na diminuição dos assaltos. Nós sabemos que a segurança pública, sem dúvida, é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento do país”, avaliou.

Para o presidente da Associação dos Transportadores Patenses, Reginaldo Nunes da Silva, a existência da instituição é imprescindível para auxiliar os motoristas sobre os procedimentos preventivos e até de reação aos assaltos.

Texto: Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara dos Deputados

Foto: Douglas Gomes

*O seu material também pode ser publicado no Portal PRB. Você pode enviar fotos, textos, áudios ou vídeos para o email pautas@prb10.org.br

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest