Betinho participa da assinatura de projeto que fortalece cultura em MS

Betinho participa da assinatura de projeto que fortalece cultura em MS

Proposta vai alinhar Estado às politicas nacionais e permitir o acesso dos trabalhadores do setor a recursos do governo federal

 

Campo Grande (MS) – Nesta quarta-feira (11), o vereador Betinho (PRB-MS) participou da assinatura do projeto de lei que compõe o Sistema Estadual de Cultura (SESCMS) do Governo do Mato Grosso do Sul.

Para o parlamentar republicano, a apresentação da proposta é a consolidação de um projeto político que visa, antes de tudo, um olhar para a composição sociocultural da sociedade sul-mato-grossense. “É um fortalecimento do trabalho político que as entidades culturais vêm buscando, não apenas para Campo Grande, mas para o Mato Grosso do Sul”, ressaltou Betinho.

O texto já havia sido enviado no ano passado para a aprovação dos deputados estaduais, mas foi retirado de pauta para que fossem feitas algumas necessárias. A proposta sintetiza a legislação existente na área em uma única lei, depois de uma criteriosa revisão da legislação existente e a devida adequação ao Sistema Nacional de Cultura. Todo o texto foi criteriosamente analisado pelo Fórum Estadual de Cultura e por uma equipe técnica da Secretaria de Cultura do Estado.

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, caso seja aprovada na Assembleia, a lei é uma conquista para o segmento cultural do Estado. “Foi uma construção coletiva e considero este projeto a Constituição Cultural de Mato Grosso do Sul. O SECMS foi construído dialogando com todos os segmentos. O Sistema Estadual de Cultura ganha o regramento como se fosse um marco legal da cultura. Temos que trabalhar também com inovação e empreendedorismo”, destacou o gestor estadual.

Para a presidente do Fórum Estadual de Cultura, Fernanda Teixeira, há outros desafios que a partir deste momento devem ser enfrentados pelo meio artístico. “Cultura é um direito social, não é um fazer secundário. É extremamente importante em nosso avanço como sociedade. Este momento é importante, devemos cultivar a regularidade nos editais e lutar para efetivar os 1,5% dos recursos para a cultura. Gostaríamos de estar mais próximos na implementação do Plano Estadual de Cultura”, afirmou Fernanda.

Texto e foto: Ascom – vereador Betinho
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest