Barra do Piraí (RJ) terá Centro de Zoonoses e projeto para cuidar de animais de rua

A novidade foi revelada pelo prefeito Mario Esteves (PRB), em reunião com a presidente da Associação Barrense Amigos dos Animais (Abaa), Rosemary Mattos

Publicado em 17/1/2017 - 00:00

Barra do Piraí (RJ) terá Centro de Zoonoses e projeto para cuidar de animais de rua
De acordo com o prefeito, a intenção é construir o minicentro de Zoonoses em um espaço reservado dentro do Horto

Barra do Piraí (RJ) – O projeto de recuperação do Horto Florestal, anunciado oficialmente na semana passada, inclui a construção de um minicentro de Zoonoses, equipado para fazer cirurgias de esterilização (castração) de cães e gatos. A novidade foi revelada na última segunda-feira (16), pelo prefeito Mario Esteves (PRB), em reunião com a presidente da Associação Barrense Amigos dos Animais (Abaa), Rosemary Mattos, que foi recebida por ele em seu gabinete. O chefe do executivo disse ainda que o abrigo mantido pela ONG atualmente, com a ajuda do poder público municipal, também será transferido para o novo Horto Florestal.

De acordo com o prefeito, a intenção é construir o minicentro de Zoonoses em um espaço reservado dentro do Horto, em módulos separados, que não se choquem ou criem conflitos quanto à visitação. Lá, nesse mesmo local, haverá um abrigo para os animais que, hoje, vivem sob os cuidados da Abaa, em um imóvel alugado, cujo valor é pago pelo governo. Como se sabe, a área não possui a infraestrutura necessária para dar conforto aos animais e é constantemente afetada em períodos de chuva forte.

“O minicentro de Zoonoses será equipado para fazer as cirurgias de esterilização, um local salubre, construído dentro das normas técnicas ambientais e preconizadas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Já o abrigo para os animais que, inicialmente, serão os da Abaa, será todo azulejado, bem projetado, para os nossos amigos peludos terem conforto e viverem em um ambiente adequado às suas necessidades, um lugar que dê a eles a mesma dignidade que uma pessoa gostaria de ter para viver”, explicou o prefeito.

Mario Esteves afirmou que vai avançar na implementação de uma política pública consolidada voltada ao cuidado da saúde e ao controle populacional dos animais de rua. “Seguindo as diretrizes dos órgãos fiscalizadores e o que determinam as leis ambientais, vamos criar um projeto para cuidar da saúde dos nossos amigos peludos que vivem nas ruas. Os primeiros passos são a esterilização, a vermifugação e a microchipagem, entre outros cuidados, para que os animais sejam colocados, saudáveis, para adoção”, disse o republicano.

Rosemary Mattos chamou de “grande presente” a notícia de que a prefeitura vai disponibilizar uma estrutura própria para abrigar os animais da Abaa, tirando-os, em breve, das condições precárias em que vivem hoje. A presidente da ONG aproveitou a oportunidade para expor ao prefeito o crescente número de casos de abandono e maus-tratos aos animais identificados por ativistas da causa em Barra do Piraí.

Sobre esse assunto, o secretário do Ambiente, Luís Antonio Braga Grande, que também participou da reunião, garantiu que medidas serão tomadas no sentido de identificar e punir quem comete esses tipos de crimes. “Nosso objetivo é montar uma rede, através de parcerias, para o combate e a fiscalização de maus-tratos aos animais. No Horto Florestal, colocaremos, além de câmeras de monitoramento, um guarda municipal para inibir possíveis casos de abandonos de animais, além do vigilante local”, explicou.

Recuperação do Horto Florestal

O Horto Florestal é uma Área de Proteção Ambiental (APA), com 136 hectares de terra. Lá, existem de seis a oito nascentes de água, que, no novo projeto, serão parcialmente utilizadas para fazer uma pequena represa, onde os visitantes possam desfrutar de momentos agradáveis, passeando de pedalinhos. Além disso, a recuperação do Horto Florestal vai contemplar ainda a construção de um laboratório, a geração de mudas e a nova sede da secretaria do Ambiente.

Para tornar realidade o projeto, a prefeitura, através da secretaria do Ambiente, vai investir dinheiro do Fundo do Ambiente e contar com a contrapartida da iniciativa privada, através de parcerias com empresas que causam impactos ambientes ao município e, portanto, têm a obrigação de fazer a compensação.

“O novo Horto Florestal será um local atrativo, se transformando até mesmo em um ponto turístico de Barra do Piraí. Imagine uma APA bem conservada, para os alunos das escolas municipais poderem visitar, entrar em contato com a natureza, conhecer sobre botânica etc. Não tenho dúvida de que será um ganho para a cidade”, destacou o prefeito Mario Esteves.

Texto e foto: Ascom – prefeitura de Barra do Piraí 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend