Barra do Piraí é modelo para criação de Castramóvel em SP

“Ficamos lisonjeados com o reconhecimento do nosso trabalho, por parte de vereadores e secretários de municípios do estado e, agora, de São Paulo”, disse o prefeito Mario Esteves (PRB)

Publicado em 18/10/2017 - 00:00

Barra do Piraí é modelo para criação de Castramóvel em SP
Prefeito Mario Esteves (PRB) recebeu, a vereadora de Itapevi (SP), Mariza Martins Borges, e explicou os detalhes do projeto

Barra do Piraí (RJ) – Quatro meses após ser implementado, o Castramóvel da Prefeitura de Barra do Piraí vem sendo referência para diferentes cidades, não somente do Rio de Janeiro, mas também de todo o Brasil, como é o caso do município de Itapevi (SP). Foi o que aconteceu na semana passada, quando o projeto de castração e bem-estar animal esteve no bairro Doutor Mesquita, na quarta-feira (11). A vereadora Mariza Martins Borges, daquele município, no interior de São Paulo, foi até Barra do Piraí para conhecer o ônibus, que servirá como inspiração para um projeto em sua cidade.

A vereadora e sua comitiva conheceram as instalações do Castramóvel e entenderam mais sobre como as partes do projeto funcionam. Antes, estiveram no gabinete do prefeito Mario Esteves (PRB), que passou a ela como foi feito o embrião do projeto até a chegada do ônibus. O chefe do Executivo falou da satisfação em receber representantes de cidades vizinhas, e, agora, de outro estado. “Ficamos lisonjeados com o reconhecimento do nosso trabalho, por parte de vereadores e secretários de municípios do estado e, agora, de São Paulo. Não foi difícil pensar em algo que contemplasse o bem-estar dos animais. O mais trabalhoso, e ainda é, é convencer a população barrense de que ajudar os cães e gatos é trabalhar pela saúde pública; é qualidade de vida para os amigos de quatro patas também. Espero que esse projeto sirva de exemplo para vocês, na cidade de Itapevi”, disse Mario Esteves.

Quando chegou ao Castramóvel, a vereadora quis saber a satisfação daqueles que já castraram seus animais, e os que aguardavam pelo momento da cirurgia. Além disso, a parlamentar e seus assessores se mostraram satisfeitos com a organização dos setores dentro do ônibus. Eles foram recepcionados pelo secretário de Comunicação e diretor do departamento de Gestão e Controle do Animal Urbano, Felippe Carotta.

“Me encantei com essa ação da prefeitura daqui e pretendo implementar essa ideia em Itapevi. Esse projeto é simplesmente sensacional e o prefeito do nosso município, Igor Soares, nos deu o aval para conhecer iniciativas semelhantes para o trato dos animais, tanto os que estão nas casas quanto os de rua. Achávamos que era algo simples, mas vimos que é complexo e que estão cuidando com carinho dos animais. Isso mostra, além da competência, preocupação com a saúde coletiva”, frisou a vereadora.

Felippe Carotta mostrou-se contente com a proporção que o projeto tomou. “É gratificante ver que nosso trabalho já pode ser considerado um modelo de projeto de saúde que inspira outros municípios. Nós dedicamos muito esforço para a realização das castrações e no bem-estar dos que chamamos de peludinhos”, arrematou o secretário, acrescentando que, das cidades do entorno, Vassouras, Valença, Volta Redonda, Mendes e outras já conheceram a proposta, além de Petrópolis, na região Serrana, que estão inserindo o mesmo projeto em suas localidades.

Texto: Frank Tavares e Newton Junior
Foto: Ascom – Prefeitura de Barra do Piraí

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend