Autismo é tema de discussão na Câmara Municipal de Curitiba

Valdemir Soares pede mais atenção para categoria.

Publicado em 2/4/2014 - 00:00

Autismo é tema de discussão na Câmara Municipal de Curitiba
Vereador Valdemir Soares na Câmara Municipal de Curitiba

 

Curitiba (PR) – O dia 2 de abril definido em 2008, pela ONU, como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi tema da Tribuna Livre desta quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Curitiba. Na ocasião, o vereador Valdemir Soares (PRB-PR) ressaltou a falta de conhecimento sobre o transtorno, já que muitas pessoas são vistas como doentes mentais, mas são autistas. “É muito importante a conscientização sobre esse assunto,  é um propósito de coração, de entendimento, pois temos 2 milhões de autistas no Brasil e muitas pessoas que têm o transtorno não sabem”, disse o vereador que compareceu à sessão, assim como colegas de parlamento de camisa azul, que é a cor do autismo.

A fisioterapeuta e educadora do Centro Conviver, Luciene de Oliveira Vianna explicou que autismo causa déficit na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e áreas de interesse reduzidas. “O autismo sempre foi visto de maneira estereotipada, é preciso mudar isso”, disse Luciene.

Para a educadora, o autismo deve ser diagnosticado o mais cedo possível, dando todo estímulo necessário para o desenvolvimento da criança. Luciene falou também da necessidade de métodos específicos de ensino para o desenvolvimento dos autistas. “O autista pode não ser um agente social, mas é capaz de exercer uma função dentro da sociedade”, explicou.

Cidade Azul

Acompanhando o movimento mundial, em Curitiba a estufa do Jardim Botânico e a Praça do Japão serão iluminados de azul na data por uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras Públicas.

No sábado (05), será realizado por várias instituições que trabalham com o tema o 1º Simpósio Regional sobre o Autismo, no salão de Atos do Parque Barigüi, com palestras para profissionais e estudantes, e atividades para familiares e crianças.

 

Texto e foto: Ascom – vereador Valdemir Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend