Autismo é tema de discussão na Câmara Municipal de Curitiba

Autismo é tema de discussão na Câmara Municipal de Curitiba

Vereador Valdemir Soares na Câmara Municipal de Curitiba

 

Curitiba (PR) – O dia 2 de abril definido em 2008, pela ONU, como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi tema da Tribuna Livre desta quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Curitiba. Na ocasião, o vereador Valdemir Soares (PRB-PR) ressaltou a falta de conhecimento sobre o transtorno, já que muitas pessoas são vistas como doentes mentais, mas são autistas. “É muito importante a conscientização sobre esse assunto,  é um propósito de coração, de entendimento, pois temos 2 milhões de autistas no Brasil e muitas pessoas que têm o transtorno não sabem”, disse o vereador que compareceu à sessão, assim como colegas de parlamento de camisa azul, que é a cor do autismo.

A fisioterapeuta e educadora do Centro Conviver, Luciene de Oliveira Vianna explicou que autismo causa déficit na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e áreas de interesse reduzidas. “O autismo sempre foi visto de maneira estereotipada, é preciso mudar isso”, disse Luciene.

Para a educadora, o autismo deve ser diagnosticado o mais cedo possível, dando todo estímulo necessário para o desenvolvimento da criança. Luciene falou também da necessidade de métodos específicos de ensino para o desenvolvimento dos autistas. “O autista pode não ser um agente social, mas é capaz de exercer uma função dentro da sociedade”, explicou.

Cidade Azul

Acompanhando o movimento mundial, em Curitiba a estufa do Jardim Botânico e a Praça do Japão serão iluminados de azul na data por uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras Públicas.

No sábado (05), será realizado por várias instituições que trabalham com o tema o 1º Simpósio Regional sobre o Autismo, no salão de Atos do Parque Barigüi, com palestras para profissionais e estudantes, e atividades para familiares e crianças.

 

Texto e foto: Ascom – vereador Valdemir Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest