Autismo é tema de discussão na Câmara Municipal de Curitiba

Autismo é tema de discussão na Câmara Municipal de Curitiba

Vereador Valdemir Soares na Câmara Municipal de Curitiba

 

Curitiba (PR) – O dia 2 de abril definido em 2008, pela ONU, como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, foi tema da Tribuna Livre desta quarta-feira (02) na Câmara Municipal de Curitiba. Na ocasião, o vereador Valdemir Soares (PRB-PR) ressaltou a falta de conhecimento sobre o transtorno, já que muitas pessoas são vistas como doentes mentais, mas são autistas. “É muito importante a conscientização sobre esse assunto,  é um propósito de coração, de entendimento, pois temos 2 milhões de autistas no Brasil e muitas pessoas que têm o transtorno não sabem”, disse o vereador que compareceu à sessão, assim como colegas de parlamento de camisa azul, que é a cor do autismo.

A fisioterapeuta e educadora do Centro Conviver, Luciene de Oliveira Vianna explicou que autismo causa déficit na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e áreas de interesse reduzidas. “O autismo sempre foi visto de maneira estereotipada, é preciso mudar isso”, disse Luciene.

Para a educadora, o autismo deve ser diagnosticado o mais cedo possível, dando todo estímulo necessário para o desenvolvimento da criança. Luciene falou também da necessidade de métodos específicos de ensino para o desenvolvimento dos autistas. “O autista pode não ser um agente social, mas é capaz de exercer uma função dentro da sociedade”, explicou.

Cidade Azul

Acompanhando o movimento mundial, em Curitiba a estufa do Jardim Botânico e a Praça do Japão serão iluminados de azul na data por uma iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Obras Públicas.

No sábado (05), será realizado por várias instituições que trabalham com o tema o 1º Simpósio Regional sobre o Autismo, no salão de Atos do Parque Barigüi, com palestras para profissionais e estudantes, e atividades para familiares e crianças.

 

Texto e foto: Ascom – vereador Valdemir Soares

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest