Audiência pública vai debater portaria do MS que reduz acesso de mulheres à mamografia

Audiência pública vai debater portaria do MS que reduz acesso de mulheres à mamografia

Tânia Bastos alerta que o câncer de mama é o que mais afeta a população feminina.

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Comissão Permanente de Defesa da Mulher, presidida pela vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ), promoverá a audiência pública “Mamografia aos 40 anos: um direito de toda a mulher brasileira”. O evento será realizado no próximo dia 30 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a partir das 9h30.

O objetivo, segundo a republicana, é discutir sobre a Portaria do Governo Federal nº 1253/2013, que restringe a mamografia para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. “Queremos mobilizar o poder público, a sociedade civil e a classe médica para abraçar esta causa tão importante. São 57 mil novos casos por ano, 35 pessoas morrem por dia, e o Rio, infelizmente, está acima da média nacional”, explicou.

Tânia Bastos alerta que o câncer de mama é o que mais afeta a população feminina e está entre as principais causas de morte em mulheres. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura são superiores a 90%. Os exames preventivos são a melhor forma de se detectar problemas logo no início.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Ruffo de Freitas Júnior, os médicos devem continuar solicitando a mamografia de rastreamento para pacientes a partir dos 40 anos e não aceitar a chamada mamografia unilateral. “Como especialistas, temos a responsabilidade de educar e informar à sociedade sobre os procedimentos mais corretos e seguros em prol da saúde preventiva. E a mamografia é um instrumento de extrema importância, tendo reflexo na redução de cirurgias mutiladoras (mastectomias), diminuição de sofrimento e melhor qualidade de vida da paciente após o câncer”, concluiu.

 

Texto e foto: Ascom – vereadora Tânia Bastos
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest