Audiência pública discute saúde da mulher negra em Duque de Caxias

Audiência pública discute saúde da mulher negra em Duque de Caxias

Encontro foi proposto pela vereadora Leide, que preside a Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente.

 

Duque  de Caxias  (RJ) – A Câmara Municipal de Duque  de Caxias realizou audiência pública para debater as políticas públicas direcionadas para a saúde da mulher negra. O encontro foi proposto pela vereadora Leide (PRB-RJ), que preside a Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente.

“Quando ficamos envolvidos em ações de combate a qualquer tipo de violência, mostramos que estamos dispostos a contribuir para
minimizar seus efeitos. E não se preocupar com a saúde da mulher é um tipo de violência. A nossa proposta é realizar várias audiências públicas com temas importantes para o público feminino”, afirma a vereadora Leide.

audiencia-publica-discute-saude-da-mulher-negra-em-duque-de-caxias-vereadora-leide-prb-foto-divulgacao-08-12-14-02Durante o encontro, foram abordados temas sobre preconceito à mulher negra, enfrentamento à feminização da AIDS e humanização do parto. “Não temos que nos calar com o preconceito que sofremos todos os dias. A Saúde precisa admitir que existe diferença no tratamento à mulher negra. As negras recebem menos anestesia na hora do parto por serem consideradas mais fortes. Além disso, as cicatrizes de suas cesáreas são maiores do que das mulheres brancas ”, relata a ativista Cristiane Oliveira.

Militante do enfrentamento à AIDS desde 1998, em Duque de Caxias, Cleide Jane espera a viabilização de um grupo de trabalho para combater a feminização da doença. “Com isso, chamaremos governo, sociedade civil e entidades organizadas para discutir a criação de um plano integrado de trabalho.”

Ao final do evento, a vereadora Leide homenageou as mulheres que se destacam na região pelo combate à violência contra a mulher, entregando as comendas “Prêmio Honra Maria da Penha” e “Medalha Zumbi dos Palmares”.

“Nosso município está bem representado por essas mulheres que lutam há anos nessa causa. Com esse trabalho incansável, um dia conseguiremos erradicar a violência contra a mulher”, finalizou.

 

Fonte e fotos: Ascom – vereadora Leide
Edição: Laize Andrade / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest