Assessor do ministro da Indústria, Diego Polachini assume o PRB de Rio Preto

Segundo Polachini, o desafio é convencer a sociedade de que é possível fazer política pensando no bem comum

Publicado em 16/8/2017 - 00:00

Assessor do ministro da Indústria, Diego Polachini assume o PRB de Rio Preto
Segundo Polachini, o desafio é convencer a sociedade de que é possível fazer política pensando no bem comum

São José do Rio Preto (SP) – O jornalista Diego Polachini (31) é o novo presidente municipal do PRB. Ele assume o lugar da vereadora Karina Caroline com o objetivo de fortalecer o partido em vista das eleições de 2018 e 2020. Karina segue na Executiva e focada no seu mandato. Com o incentivo do presidente nacional licenciado e ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, de quem é assessor de Comunicação desde 2012, Polachini quer repetir em Rio Preto a gestão eficiente de Pereira que levou o PRB de oito para 23 deputados federais.

“Nestes anos ao lado do ministro tenho aprendido como conduzir o partido de maneira firme, ética e focada no resultado. Entendo que estou apto para a missão de presidir o PRB na cidade que eu amo e onde quero voltar a viver”, afirmou Polachini.

Além da busca pelo crescimento do PRB, o novo presidente tem mostrado preocupação com a renovação da classe política e a mudança de comportamento. Para Polachini, é chegado o momento das pessoas vocacionadas se voltarem para a vida pública e ocupar os espaços. “Precisamos encontrar na sociedade cidadãos com características semelhantes aos dos grandes nomes que tivemos no nosso passado”, disse.

O desafio, diz Polachini, é convencer a sociedade de que é possível fazer política pensando no bem comum. “Na opinião popular, político virou sinônimo de bandido. Sabemos que não é verdade e vamos trabalhar para reverter isso. Nosso presidente e ministro Marcos Pereira costuma dizer que no PRB os interesses públicos devem estar acima dos interesses partidários e pessoais, estes, obviamente, desde que lícitos. É isso que vou perseguir”.

Reforma política

Uma das preocupações da direção nacional do PRB é com a reforma política que está em discussão no Congresso Nacional. Duas das medidas que podem ser aprovadas são o fim das coligações na disputa para o Poder Legislativo e a cláusula de barreira. “Os partidos que não se organizarem, que não existirem de fato, com membros de qualidade e com potencial eleitoral terão problemas nas próximas eleições”, ponderou Polachini. O fim das coligações poderá valer a partir da próxima eleição municipal.

Olhar para o futuro

Diego Polachini atua desde maio de 2016 como assessor especial do ministro Marcos Pereira. Na pasta da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, uma das mais importantes do governo federal, tem contribuído nas ações para recuperação da indústria, no incentivo às exportações e na melhora do ambiente de negócios no Brasil.

Em 14 meses, acompanhou o ministro Marcos Pereira em 13 missões internacionais, sendo duas vezes para a China, três para a Argentina, além de Índia, Alemanha, Suíça, França, Portugal, Espanha, Israel e Colômbia. Polachini participou do G20 (encontro das 20 maiores economias do mundo), dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), esteve na OMC (Organização Mundial do Comércio), na OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), na sede do Fórum Econômico Mundial (WEF) e em encontros governamentais e com empresários.

“Adquiri uma bagagem importante que me proporcionou um olhar atento ao que está sendo discutido de mais moderno no mundo. Acho perfeitamente possível aplicar e replicar muitas destas inovações em Rio Preto. Um dos passos mais importantes que poderíamos dar é no sentido das Cidades Inteligentes (Smart Cities). Nossa cidade tem o perfil e acredito que está próxima do ideal para este novo momento”, defende Polachini.

O novo presidente também tem percorrido o Brasil nos lançamentos de programas do ministério e para relacionamento com o setor produtivo. Exceto o Sergipe, Polachini esteve em todos os estados por mais de uma vez. “Entendo que Rio Preto precisa encontrar o caminho da indústria moderna, tecnológica, que proporcione empregos e produção com maior valor agregado”, afirmou.

O MDIC iniciou recentemente a discussão da indústria do futuro, também chamada “Indústria 4.0”. 

Rio Preto terá programas do ministério

Articulado por Polachini, o ministro Marcos Pereira irá a Rio Preto lançar dois programas do MDIC: o Brasil Mais Produtivo e o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). O primeiro busca melhorar a produtividade das indústrias que se inscreverem, e o segundo promove consultorias para empresas com potencial de exportação, mas que nunca o fizeram.

“São programas focados nas pequenas e médias empresas e que têm alcançado resultados surpreendentes em todo o Brasil. Criamos um modelo voltado para o interior de São Paulo, que é o estado mais industrializado, e que poderá ser replicado para outros estados”, explica Polachini. A data para o lançamento está prevista para meados de setembro.

Apoio à Expô Rio Preto

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao MDIC, estuda como contribuir na Exposição Agroindustrial de Rio Preto, que será realizada em outubro. Polachini levou o prefeito Edinho Araújo para uma reunião com o presidente da agência, Guto Ferreira, em Brasília. “A Expô chegou a ser um dos maiores eventos do setor do Brasil, porém perdeu importância nos últimos anos. Queremos contribuir com o resgate da feira que proporciona grandes negócios na região”, disse Polachini.

Nova Executiva Municipal

Presidente: Diego Polachini
1º Vice-presidente: Jean Dornelas
2º Vice-presidente: Karina Caroline
Tesoureiro: Cleber Tavares da Silva
Secretário Geral: Marcos Cardoso da Silva
1º Secretário: Paulo Lima
Vogal: Suelen Tavares da Silva Polachini

Texto: Suelen Polachini – Assessora de Comunicação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend