Aprovado projeto de José Freitas que cria Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase

Programa prevê ações de promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos contra a doença

Publicado em 18/2/2017 - 00:00

Programa prevê ações de promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos contra a doença

 

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na quinta feira (16), projeto do vereador José Freitas (PRB) que institui a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase.

Segundo Freitas, são objetivos do programa fortalecer o cuidado integral às pessoas com psoríase, com a efetivação de modelo de atenção de caráter multiprofissional, centrado no usuário e baseado em suas necessidades de saúde; promover, por meio de atividades, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades das equipes da área da saúde, ampliando a rede de profissionais capacitados para o cuidado integral das pessoas com a doença; e divulgar a população informações sobre a psoríase, como sintomas, tratamento e locais de atendimento.

“Para atingir estes objetivos, deverão ser realizadas ações de promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde”, comenta o parlamentar.

José Freitas observa que a 67ª Assembleia Mundial da Saúde incentiva, entre suas resoluções, que os estados-membros da organização empenhem esforços de defesa de sensibilização em relação à doença de psoríase, lutando contra o estigma sofrido pelas pessoas que têm a doença. O vereador reforma, ainda, que até 42% daquelas pessoas portadoras da psoríase desenvolvem também artrite psoriática, que causa dor, rigidez e inchaço nas articulações e pode levar à desfiguração permanente e deficiência. “Muitas pessoas sofrem desnecessariamente de psoríase, devido a diagnóstico incorreto ou tardio, às opções de tratamento inadequados e insuficiente acesso aos cuidados”, lamentou.

Doença

A psoríase é uma doença crônica, não-transmissível, dolorosa e para a qual não existe cura. Além da dor, prurido e hemorragia causada por psoríase, muitos indivíduos são afetados em todo o mundo pelo estigma da discriminação. Os portadores da enfermidade têm um risco elevado para doenças cardiovasculares e hepáticas, diabetes, obesidade, Doença de Crohn, colite ulcerativa, síndrome metabólica e acidente vascular cerebral (AVC).


Texto: Carlos Scomazzon / Ascom – vereador José Freitas

Edição: Marco Aurélio Marocco 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend