Anna Carolina questiona ações da Prefeitura de Itajaí para enfrentar enchentes

anna-carolina-prb-questiona-acoes-da-prefeitura-de-itajai-para-enfrentar-enchentes-foto-davi-spuldaro-15-09-15

Anna Carolina destaca que nos próximos três meses haverá precipitação acima da média, em razão do fenômeno El Niño que, segundo meteorologistas, será o mais forte dos últimos 20 anos.

 

Itajaí (SC) – A Câmara Municipal de Itajaí vai promover na próxima semana um debate sobre as estratégias adotadas pela prefeitura para enfrentar os impactos das chuvas e enchentes. O motivo é a previsão de precipitação acima da média nos próximos três meses, por conta do fenômeno El Niño que, segundo meteorologistas, é o mais forte dos últimos 20 anos. “Ainda não há alerta de enchente, mas diante de tudo o que já vivemos em Itajaí, é importante se atentar aos detalhes e estarmos preparados, sempre”, explica Anna.

O município, que fica na foz de um dos principais rios catarinense e, historicamente, é afetado pelas águas, já foi pego de surpresa. Em 2008, com uma defesa civil completamente despreparada e inoperante, os moradores não foram sequer alertados do que estava prestes a acontecer. 90% da cidade acabou submersa e maioria das famílias perdeu tudo o que tinha. Naquele ano não havia nada previamente montado e a administração municipal não tinha nem mesmo dados de outras cheias para um comparativo, um estudo aprofundado que pudesse auxiliar na prevenção. Três anos depois, as chuvas voltaram a causar estragos. Desta vez a cidade já estava mais preparada, ainda assim, faltaram abrigos e até mesmo organização para atender os desalojados.

No requerimento, Anna questiona, por exemplo, a quantidade e os locais onde ficam os abrigos provisórios, se há capacidade para atender uma demanda semelhante à de 2008, quais os projetos elaborados especificamente para os bairros Santa Regina, Portal e Murta e também qual o número de famílias que vivem em área de risco, entre outras indagações.

“Sabemos que a situação já melhorou, ainda assim, é necessário debater o tema, porque precisamos estar cada vez mais preparados”, afirma a vereadora. Além do requerimento que questiona as ações do município, Anna tem apresentado ao longo do ano propostas para minimizar os impactos de grandes volumes de chuva. Recentemente solicitou a intensificação da limpeza das bocas de lobo nos locais mais afetados pelas cheias. Outro pedido que, segundo moradores, não foi atendido pela prefeitura, é a limpeza e desassoreamento do Ribeirão Schneider no bairro Fazenda. “Ali existem muitas casas próximas ao ribeirão, ainda assim a prefeitura não faz a limpeza periódica e os moradores sofrem com enxurradas”, explica.

Fonte e foto: Ascom – vereadora Ana Carolina

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest