Anna Carolina leva caso de nepotismo ao Ministério Público

Anna Carolina leva caso de nepotismo ao Ministério Público

Anna Carolina é vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Itajaí e levou o caso à Comissão de Ética.

 

Itajaí (SC) – A vereadora Anna Carolina Martins (PRB-SC) protocolou nesta semana denúncia no Ministério Público referente ao caso de nepotismo na Câmara de Vereadores de Itajaí. Entre fevereiro de 2013 e julho deste ano, o vereador Carlos Augusto da Rosa, o Calinho Mecânico (PP) empregou no próprio gabinete o seu cunhado. Depois que a situação foi denunciada pela imprensa, Anna Carolina levantou os documentos que comprovam a prática de nepotismo e levou o caso ao MP. Também nesta semana, a mesa diretora da câmara, da qual a vereadora republicana é vice-presidente, levou o caso à Comissão de Ética.

“Itajaí não pode mais admitir a prática dessa velha política, se depender de mim essa situação não passará impune”, afirmou a parlamentar do PRB. A prática de empregar parentes no setor público, chamada de nepotismo, é proibida pela legislação municipal. O artigo 10-B da lei orgânica de Itajaí diz que “é vedada a nomeação ou designação para cargos de comissão ou função gratificada no poder legislativo de parentes consanguíneos ou por afinidade até o terceiro grau”.

Apesar de nepotismo não ser considerado crime, pode render ao vereador uma ação civil por improbidade administrativa, que pode resultar na perda do mandato e dos direitos políticos por três a cinco anos e multa. O cunhado assessor também deverá responder por falsificação de documento público, já que, ao assumir o cargo, todo assessor parlamentar assina um termo em que afirma não ter nenhum parentesco com o vereador para o qual vai trabalhar.

A denúncia foi protocolada no MP no dia 21 de julho.

Texto: Adelaine Zandonai / Ascom – vereadora Anna Carolina
Foto: Davi Supuldaro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest