Anna Carolina denuncia descumprimento do TAC sobre o Código Animal em Itajaí

Anna Carolina denuncia Prefeitura de Itajaí pelo descumprimento do TAC sobre o Código Animal

Republicana protocolou nova denúncia no MP contra a Prefeitura de Itajaí pelo descumprimento do Código de Defesa Animal

Itajaí (SC) – A vereadora Anna Carolina Martins (PRB) protocolou nova denúncia no Ministério Público (MP) contra a Prefeitura de Itajaí. Desta vez é pelo descumprimento do Código de Defesa Animal, regulamentado em lei, e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao tema. “Enquanto os setores da administração municipal transferem a responsabilidade uns para os outros, os cuidados aos animais ficam em segundo plano e as denúncias de maus-tratos e problemas se multiplicam”, disse a republicana.

A denúncia foi protocolada no dia 12 de maio e especifica o descumprimento dos termos quarto, quinto e sexto do TAC firmado entre a prefeitura e o MP, em novembro de 2013. As cláusulas preveem, entre outras coisas, que o município tenha dois veterinários disponíveis, um telefone de plantão, a realização de uma campanha permanente de castração e também o transporte de animais vítimas de maus-tratos e abandono. Em algumas das cláusulas não cumpridas, o TAC previa um prazo de 18 meses. Passado todo este tempo, as determinações não foram obedecidas.

Antes de levar novamente o caso ao MP, Anna Carolina questionou a administração municipal sobre o TAC. Em resposta a um requerimento, a Secretaria Municipal de Saúde transferiu a responsabilidade pelo descumprimento à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), que novamente transferiu a culpa para a pasta da saúde. “Enquanto eles brincam e fazem de conta que não é com eles, os problemas ficam cada vez piores”, reclama a vereadora do PRB.

Anna cita como exemplo de descaso os episódios de maus-tratos a cavalos, registrados no início do ano em Itajaí. Além de não cumprir a lei que prevê a fiscalização e controle dos carroceiros, Itajaí não possui um local para abrigar os animais de grande porte que sofrerem maus-tratos, conforme determina o Código Animal. “Saber do problema eles sabem, só falta competência e vontade para resolver”, finaliza Anna.

Texto: Adelaine Zandonai / Ascom – vereadora Anna Carolina
Foto: Davi Spuldaro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o prefeito de Caxias do Sul (RS) Daniel Guerra

Entre em contato
(54) 3218.6000

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest