Anna Carolina denuncia Prefeitura de Itajaí pelo descumprimento do TAC sobre o Código Animal

Anna Carolina denuncia Prefeitura de Itajaí pelo descumprimento do TAC sobre o Código Animal

Republicana protocolou nova denúncia no MP contra a Prefeitura de Itajaí pelo descumprimento do Código de Defesa Animal

 

Itajaí (SC) – A vereadora Anna Carolina Martins (PRB) protocolou nova denúncia no Ministério Público (MP) contra a Prefeitura de Itajaí. Desta vez é pelo descumprimento do Código de Defesa Animal, regulamentado em lei, e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao tema. “Enquanto os setores da administração municipal transferem a responsabilidade uns para os outros, os cuidados aos animais ficam em segundo plano e as denúncias de maus-tratos e problemas se multiplicam”, disse a republicana.

A denúncia foi protocolada no dia 12 de maio e especifica o descumprimento dos termos quarto, quinto e sexto do TAC firmado entre a prefeitura e o MP, em novembro de 2013. As cláusulas preveem, entre outras coisas, que o município tenha dois veterinários disponíveis, um telefone de plantão, a realização de uma campanha permanente de castração e também o transporte de animais vítimas de maus-tratos e abandono. Em algumas das cláusulas não cumpridas, o TAC previa um prazo de 18 meses. Passado todo este tempo, as determinações não foram obedecidas.

Antes de levar novamente o caso ao MP, Anna Carolina questionou a administração municipal sobre o TAC. Em resposta a um requerimento, a Secretaria Municipal de Saúde transferiu a responsabilidade pelo descumprimento à Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), que novamente transferiu a culpa para a pasta da saúde. “Enquanto eles brincam e fazem de conta que não é com eles, os problemas ficam cada vez piores”, reclama a vereadora do PRB.

Anna cita como exemplo de descaso os episódios de maus-tratos a cavalos, registrados no início do ano em Itajaí. Além de não cumprir a lei que prevê a fiscalização e controle dos carroceiros, Itajaí não possui um local para abrigar os animais de grande porte que sofrerem maus-tratos, conforme determina o Código Animal. “Saber do problema eles sabem, só falta competência e vontade para resolver”, finaliza Anna.

Texto: Adelaine Zandonai – Ascom vereadora Anna Carolina
Foto: Davi Spuldaro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest