Ampliação da vacina contra HPV para meninos é indicada por Carlos Alberto

Estatísticas apontam grande incidência da doença neste grupo.

Publicado em 7/6/2014 - 00:00

Ampliação da vacina contra HPV para meninos é indicada por Carlos Alberto
“O HPV é considerado por médicos especialistas como a epidemia do século XXI”, disse Carlos Alberto.

 

Manaus (AM) – Foi dado entrada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (4), uma indicação que prevê a ampliação da campanha pública de vacinação contra o HPV para meninos entre 11 e 14 anos da cidade de Manaus. O Projeto Indicativo 0737, de autoria do vereador Carlos Alberto (PRB-AM), quer viabilizar por meio da Secretaria de Saúde a ampliação da campanha pública de vacinação contra o HPV para meninos.

“O HPV é considerado por médicos especialistas como a epidemia do século XXI e a infecção do HPV é um problema que também atinge muitos homens”, disse o autor da proposta.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que ocorrem 32 milhões de novos casos de HPV a cada ano. Atualmente são mais de 630 milhões de homens e mulheres contaminados pelo Papilomavírus Humano. “Temos aí uma campanha nacional super importante, mas que beneficia apenas uma parcela da população (meninas de 9 a 13 anos), e tem o foco apenas no combate ao câncer de colo de útero. Porém, existem outros tipos de doenças provocadas pelo HPV e que atingem homens, como o câncer de ânus, de pênis e de orofaringe, por isso a vacinação é importante também para os meninos”, explica o vereador.

O HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).

Texto: Ascom – vereador Carlos Alberto
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend