Alysson Lima quer desconto na conta quando houver falta de água energia e em Goiânia

Alysson Lima propõe desconto na conta quando faltar água e energia em Goiânia

Proposta do republicano foi apresentada na última quinta-feira (19), um dia após 50 bairros da capital ficarem sem abastecimento de água

Publicado em 20/10/2017 - 00:00

Alysson Lima propõe desconto na conta quando faltar água e energia em Goiânia
Proposta do parlamentar foi apresentada na quinta-feira (19), um dia após 50 bairros da capital ficarem sem abastecimento de água

Goiânia (GO) – O vereador Alysson Lima (PRB) apresentou projeto de lei, na última quinta-feira (19), que propõe desconto sobre o valor da tarifa mínima na fatura mensal de serviços de água e energia elétrica, referente ao percentual dos dias em que houve interrupção no fornecimento nas unidades consumidoras de Goiânia.

Pela proposta, o consumidor terá o direito de 1/30 (um trinta avos) de desconto por dia que faltar o serviço e será efetuado na fatura do mês em curso. Já quando a falta coincidir com a data da emissão, o desconto será concedido na fatura do mês seguinte.  

A interrupção no fornecimento de energia, por exemplo, deverá ser comprovada mediante protocolo efetivado na central de atendimento ao consumidor, da concessionária prestadora dos serviços.  O consumidor deverá informar ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), da Concessionária, a data e horário do início e fim da interrupção do fornecimento da energia.

Alysson lembra que o Código de Defesa do Consumidor estabelece a energia elétrica como bem essencial à vida humana e deve ter fornecimento adequado e contínuo e, também garante a efetiva reparação pelos danos causados pela interrupção. “O brasileiro paga uma das tarifas de eletricidade mais caras do mundo, mas, a qualidade do serviço prestado não satisfaz os mínimos padrões exigidos e as falhas de energia são frequentes e cada vez mais longas. Atualmente, os valores de compensação são insignificantes em comparação aos transtornos de ficar sem o serviço”, afirma o parlamentar.

Quanto à falta no abastecimento de água, a proposta considera interrupção quando a falta do serviço for superior a 12 horas consecutivas ou, cumulativamente a cada período de 24 horas.

Segundo o republicano, a suspensão da água somente poderá ocorrer nos casos em que seja necessário efetuar reparos, modificações ou melhorias nos sistemas ou, em situações de emergência. Ainda assim, cabe ao prestador do serviço informar a interrupção aos usuários com antecedência.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Câmara Municipal de Goiânia
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend