Aline Gurgel defende aprovação da Lei “Menino Carlos Daniel”

Aline Gurgel defende aprovação da Lei "Menino Carlos Daniel"

Legislação institui a Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea em Macapá

 

Macapá (AP) – O plenário da Câmara Municipal de Macapá votará, nesta terça-feira (24), o projeto de lei que institui a Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea, conhecida popularmente como “Lei Menino Carlos Daniel”. De iniciativa da vereadora Aline Gurgel (PRB-AP), a data será comemorada anualmente entre os dias 14 a 21 de dezembro e irá integrar o calendário oficial de eventos do município.

O objetivo, segundo Aline Gurgel, é estimular a doação voluntária de medula óssea, bem como a criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue para fins de tiragem e cadastro de doadores voluntários. “Essa iniciativa é muito necessária para quem precisa do transplante de medula. É rápido, não dói e a pessoa ajuda às pessoas que tem leucemia”, disse a republicana.

O texto também vai garantir a celebração de convênios e parcerias com os governos federal e estadual, instituições privadas, fundações, empresas, organizações governamentais ou não governamentais. “Também visa orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores e esclarecer sobre a importância da doação de medula óssea para salvar vidas”, ponderou a vereadora.

Homenagem

A lei recebeu esse nome em homenagem ao pequeno Carlos Daniel Pereira, de 7 anos, que morreu em abril do ano passado acometido de leucemia aguda. “O Carlinhos foi um menino que encantou os amapaenses com seu carisma. Mesmo doente, pedia apoio e recebeu esse apoio. Hoje, muitas crianças estão com leucemia e devemos mudar esse quadro”, disse Gurgel.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, todos os anos 7,5 mil brasileiros recebem o diagnóstico de leucemia, tipo de câncer que compromete a produção do sangue. “Para a grande maioria das pessoas, a única esperança é realizar um transplante de medula óssea. Muitos não encontram o doador na família e dependem de um doador cadastrado no registro de doadores”, apontou.

Fonte e foto: Ascom – vereadora Aline Gurgel

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest