Aline Gurgel cria lei que incentiva doação de medula óssea

Aline cria lei que incentivo à doação de medula óssea

Projeto institui Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea

Macapá (AP) – Foi lido nesta terça-feira (15) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, o projeto de lei “Menino Carlos Daniel”, de autoria da vereadora Aline Gurgel (PRB-AP), que institui a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea.

De acordo com a lei, essa semana será realizada anualmente entre os dias 14 a 21 de dezembro e deve integrar o calendário oficial de eventos do município, além de estimular a doação voluntária de medula óssea e estimular a criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue para fins de tiragem e cadastro de doadores voluntários de medula óssea.

“Um dos maiores objetivos é promover a iniciativa que é realmente muito necessária para quem precisa do transplante de medula. É rápido, não dói e a pessoa ajuda às pessoas que têm leucemia”, disse Aline.

A lei garante também celebração de convênios e parcerias com os governos federal e estadual, instituições privadas, fundações, empresas, organizações governamentais ou não governamentais, visando à plena execução da campanha. “Também visa orientar sobre os procedimentos para o cadastro de doadores e esclarecer sobre a importância da doação de medula óssea para salvar vidas”, ponderou a vereadora.

A lei recebeu esse nome em homenagem ao pequeno Carlos Daniel Pereira, de 7 anos, que morreu em abril do ano passado acometido de leucemia aguda. “O Carlinhos foi um menino que encantou os amapaenses com seu carisma, mesmo doente, pedia apoio e recebeu esse apoio. Hoje muitas crianças amapaenses estão com leucemia e devemos mudar esse quadro”, disse a vereadora republicana.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, todos os anos 7.500 brasileiros recebem o diagnóstico de leucemia, tipo de câncer que compromete a produção do sangue. Para a maioria, a única esperança é realizar um transplante de medula óssea. Muitos não encontram o doador na família e dependem de um doador cadastrado no registro de doadores.

Atualmente o REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, conta com mais de 687.000 doadores cadastrados.

A lei de Aline Gurgel deve ir para votação na próxima quinta-feira (17).

Fonte: Diário do Amapá
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest