Adriano Rabelo vai retomar realização de exames laboratoriais em Colinas do Tocantins

Prefeito anunciou que o município vai contratar dois laboratórios de análises clínicas para, até o fim deste mês, retomar os exames fornecidos à população

Publicado em 25/7/2017 - 00:00

Adriano Rabelo vai retomar realização de exames laboratoriais em Colinas do Tocantins
Conforme informações do departamento de contabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, a dívida deixada pela administração passada com o laboratório é de aproximadamente R$ 38 mil

Colina do Tocantins (TO) – O prefeito Adriano Rabelo (PRB) anunciou que o município vai contratar dois laboratórios de análises clínicas para, até o fim deste mês, retomar os exames fornecidos à população.

“A única empresa que realizava esse tipo de atendimento não recebeu da gestão passada os pagamentos de janeiro a dezembro de 2016. Como o contrato só vencia em abril deste ano, só agora tivemos condição de fazer uma nova contratação e restabelecer o serviço”, esclareceu o prefeito.

Conforme informações do departamento de contabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, a dívida deixada pela administração passada com o laboratório é de aproximadamente R$ 38 mil. Ao checar a situação a fim de resolver o problema, a atual gestão municipal descobriu que o empenho, ato que permitiria o pagamento, foi cancelado no ano passado.

“Isso gerou um grande inconveniente, pois o laboratório parou de realizar os exames mesmo sendo notificado por nós para o restabelecimento do serviço, deixando a Secretaria de Saúde sem opção de contratação de outro laboratório, considerando a vigência de Ata de Registro de Preços até Abril do ano em curso”, explicou o secretário municipal de Saúde, Francisco Barros Neto.

Saúde em Colinas

Esse ano, o Hospital Municipal de Colinas (HMC) já realizou 87 cirurgias eletivas, entre pequenas e médias, e criou a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), estabelecida através do Ato de Designação nº. 001/2017. O centro cirúrgico recebeu novos equipamentos e mais médicos foram contratados para o atendimento no pronto socorro, o que elevou a quantidade de pessoas atendidas.

Mais de 150 partos (normal e cesariana) foram realizados esse ano no HMC. O deslocamento para outras cidades no momento do nascimento dos filhos era um grande tormento para as grávidas colinenses, o que foi resolvido esse ano com a criação de uma escala de plantões com médicos exclusivos para atender na obstetrícia.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Colinas do Tocantins
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend