Abandono de idoso é tema de debate em Porto Alegre

Abandono de idoso é tema de debate em Porto Alegre

Waldir Canal reúne lideres institucionais na Câmara Municipal

 

Porto Alegre (RS) – Os problemas que envolvem o abandono de idosos dependentes foram debatidos, na última sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Porto Alegre, em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade do Porto Alegre, presidida pelo vereador Waldir Canal (PRB-RS). Devido a diversas e complexas manifestações das instituições representativas que estavam na plateia, um novo encontro deve ocorrer na segunda quinzena do próximo mês de agosto.

Abandono-de-idoso-e-tema-debate-em-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-003-16-07-14Conforme Waldir Canal, o abandono do idoso dependente é um dos tipos de violência considerada silenciosa, pois possui poucos registros oficiais.  Denúncias registram casos de abandono de idosos nas ruas, em asilos, casas de passagens, clínicas e até em hospitais públicos. “Em algumas situações, o idoso sofre com o abandono em seu próprio lar”, aponta.

Durante a exibição do vídeo chocante onde os idosos são violentados pelos próprios familiares, Waldir Canal observou que, de acordo com dados técnicos, o abandono causa diferentes problemas psicológicos, consequências degradantes à saúde física e financeira. “A família possui papel preponderante para que se possa coibir casos de abando ao idoso dependente”, ressalta.

Debate

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares, estava no debate e apresentou as atividades desenvolvidas. Segundo ele, a Fundação atende, em média, a 1500 idosos por dia, com 408 leitos disponíveis.

Abandono-de-idoso-e-tema-debate-em-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-002-16-07-14A presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comui), Dilce Rodrigues, comentou que o Conselho atuará de forma descentralizada, com o objetivo de detectar os diferentes problemas que envolvem os idosos em todas as regiões do município de Porto Alegre. Ainda, Rodrigues sugeriu o estudo de viabilidade ao aproveitamento do Fundo do Idoso para ações de atendimento ao idoso dependente em situação de vulnerabilidade.

Já o presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/RS, Cristiano Martins, falou da necessidade de preparar a sociedade civil e organizada às mudanças que envolvem a inversão da pirâmide demográfica. Martins informou também que a OAB/RS pretende solicitar ao Governo do Estado uma melhor estrutura à Delegacia do Idoso de Porto Alegre e a implantação de novas Delegacias do Idoso no interior do Estado.

Também presente no debate, a psicóloga Tatiana de Carvalho Dinardi, que representou o Secretário Municipal da Saúde. Dinardi destacou a atuação da área de Vigilância Sanitária e os inúmeros projetos de prevenção. Segundo ela,  cerca de 75% dos idosos de Porto Alegre são independentes. “Não há recursos para atender o idoso dependente. Porto Alegre é a capital com maior percentual de idosos no Brasil, segundo dados do IBGE.  Sugiro a constituição de um projeto intersetorial para tratar a questão e a definição de atribuições de cada setor Executivo”, aponta.

Abandono-de-idoso-e-tema-debate-em-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-004-16-07-14Para finalizar, o secretário Adjunto do Idoso, André Canal, frisou que é preciso preparo do sistema em geral para atender as diferentes demandas do idoso. “A Política Nacional do Idoso está ultrapassada e deve ser revista. O orçamento específico é muito importante, mas a definição de um fluxo de responsabilidades para tratar os casos de abando aos idosos, é fundamental”, completa.

De acordo com o vereador Waldir Canal, o novo encontro agendado, da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade, deverá esclarecer sobre o orçamento e fluxos de responsabilidades no Executivo.

Também participaram do debate, o presidente da Umergs, Coronel Salomão; o presidente da Associação dos Ferroviários, Frankling Castronovo; o representante da Associação dos Fiscais de Porto Alegre, Roberto Rodrigues; os representantes do Sindhospa, Valdeci e Tiago Lopes. Como também, o delegado do OP Leste, Roberto Ávila; o representante do CAR Cruzeiro, Jacira Perdomo; os líderes comunitários do Passo das Pedras, Manoel e Valdíria; além de psicólogos, gerontólogos e conselheiros do Comui.

Texto e foto: Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest