Abandono de idoso é tema de debate em Porto Alegre

Abandono de idoso é tema de debate em Porto Alegre

Waldir Canal reúne lideres institucionais na Câmara Municipal

 

Porto Alegre (RS) – Os problemas que envolvem o abandono de idosos dependentes foram debatidos, na última sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Porto Alegre, em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade do Porto Alegre, presidida pelo vereador Waldir Canal (PRB-RS). Devido a diversas e complexas manifestações das instituições representativas que estavam na plateia, um novo encontro deve ocorrer na segunda quinzena do próximo mês de agosto.

Abandono-de-idoso-e-tema-debate-em-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-003-16-07-14Conforme Waldir Canal, o abandono do idoso dependente é um dos tipos de violência considerada silenciosa, pois possui poucos registros oficiais.  Denúncias registram casos de abandono de idosos nas ruas, em asilos, casas de passagens, clínicas e até em hospitais públicos. “Em algumas situações, o idoso sofre com o abandono em seu próprio lar”, aponta.

Durante a exibição do vídeo chocante onde os idosos são violentados pelos próprios familiares, Waldir Canal observou que, de acordo com dados técnicos, o abandono causa diferentes problemas psicológicos, consequências degradantes à saúde física e financeira. “A família possui papel preponderante para que se possa coibir casos de abando ao idoso dependente”, ressalta.

Debate

O presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Marcelo Soares, estava no debate e apresentou as atividades desenvolvidas. Segundo ele, a Fundação atende, em média, a 1500 idosos por dia, com 408 leitos disponíveis.

Abandono-de-idoso-e-tema-debate-em-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-002-16-07-14A presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comui), Dilce Rodrigues, comentou que o Conselho atuará de forma descentralizada, com o objetivo de detectar os diferentes problemas que envolvem os idosos em todas as regiões do município de Porto Alegre. Ainda, Rodrigues sugeriu o estudo de viabilidade ao aproveitamento do Fundo do Idoso para ações de atendimento ao idoso dependente em situação de vulnerabilidade.

Já o presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/RS, Cristiano Martins, falou da necessidade de preparar a sociedade civil e organizada às mudanças que envolvem a inversão da pirâmide demográfica. Martins informou também que a OAB/RS pretende solicitar ao Governo do Estado uma melhor estrutura à Delegacia do Idoso de Porto Alegre e a implantação de novas Delegacias do Idoso no interior do Estado.

Também presente no debate, a psicóloga Tatiana de Carvalho Dinardi, que representou o Secretário Municipal da Saúde. Dinardi destacou a atuação da área de Vigilância Sanitária e os inúmeros projetos de prevenção. Segundo ela,  cerca de 75% dos idosos de Porto Alegre são independentes. “Não há recursos para atender o idoso dependente. Porto Alegre é a capital com maior percentual de idosos no Brasil, segundo dados do IBGE.  Sugiro a constituição de um projeto intersetorial para tratar a questão e a definição de atribuições de cada setor Executivo”, aponta.

Abandono-de-idoso-e-tema-debate-em-Porto-Alegre-waldir-canal-prb-004-16-07-14Para finalizar, o secretário Adjunto do Idoso, André Canal, frisou que é preciso preparo do sistema em geral para atender as diferentes demandas do idoso. “A Política Nacional do Idoso está ultrapassada e deve ser revista. O orçamento específico é muito importante, mas a definição de um fluxo de responsabilidades para tratar os casos de abando aos idosos, é fundamental”, completa.

De acordo com o vereador Waldir Canal, o novo encontro agendado, da Frente Parlamentar em Defesa da Terceira Idade, deverá esclarecer sobre o orçamento e fluxos de responsabilidades no Executivo.

Também participaram do debate, o presidente da Umergs, Coronel Salomão; o presidente da Associação dos Ferroviários, Frankling Castronovo; o representante da Associação dos Fiscais de Porto Alegre, Roberto Rodrigues; os representantes do Sindhospa, Valdeci e Tiago Lopes. Como também, o delegado do OP Leste, Roberto Ávila; o representante do CAR Cruzeiro, Jacira Perdomo; os líderes comunitários do Passo das Pedras, Manoel e Valdíria; além de psicólogos, gerontólogos e conselheiros do Comui.

Texto e foto: Ascom – vereador Waldir Canal
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest