A dirigentes zonais de SP, Pereira avalia 2012 e diz que campanha de Russomanno será outra

Para Pereira, a eleição de 2012 em SP foi uma “vitória política” apesar da derrota nas urnas, e que foi possível corrigir erros e aprimorar acertos

Publicado em 29/1/2016 - 00:00

A dirigentes zonais de SP, Pereira avalia 2012 e diz que campanha de Russomanno será outra
Presidente do PRB fala para mais de 200 lideranças de São Paulo

 

São Paulo (SP) – Ao discutir com os presidentes dos diretórios zonais de São Paulo os primeiros movimentos no tabuleiro eleitoral deste ano, Marcos Pereira recorreu ao passado não muito distante. Para o presidente nacional do PRB, a eleição de 2012 na capital paulista foi “uma vitória política” apesar da derrota nas urnas, e que foi possível nos últimos anos corrigir erros e aprimorar acertos para fazer de Celso Russomanno prefeito em outubro.

A dirigentes zonais de SP, Pereira avalia 2012 e diz que campanha de Russomanno será outra
Pereira aposta no aumento do tempo de TV para campanha alavancar.

O encontro aconteceu na noite de ontem (28) na Câmara de Vereadores e foi promovido pelo presidente municipal do PRB, Aildo Rodrigues. Mais de 200 lideranças de 42 zonais ouviram de Pereira o retrospecto do partido desde sua fundação, em 2005, e foram incentivadas a acreditar e trabalhar por este novo projeto em São Paulo. Ele também afirmou que liderar pesquisas eleitorais aumenta a responsabilidade de todos e faz de Russomanno um alvo.

“Em 2012, Russomanno iniciou a campanha com 16% e foi crescendo. Hoje o cenário é diferente. De acordo com algumas sondagens, ele teria na largada entre 35%, no pior desenho, e 41%, no melhor. Ao sair na frente, o desafio é de se manter, ou crescer ainda mais”, ponderou. Pereira destacou também que a queda do candidato do PRB naquela eleição deveu-se à campanha difamatória protagonizada em especial por Fernando Haddad (PT).

“A campanha em São Paulo, pela própria dimensão da cidade, depende muito da televisão. Naquele ano, considerando apenas as inserções na programação, o PMDB tinha oito por dia, PT e PSDB tinham 16 cada um e nós dispúnhamos de apenas quatro. Eram todos contra um. Foi uma disputa radicalmente desigual”, avaliou o líder do PRB. Quando os ataques e as mentiras começaram, não havia tempo e espaço suficientes para contrapor.

A dirigentes zonais de SP, Pereira avalia 2012 e diz que campanha de Russomanno será outra
PRB quer repetir chapa pura de 2014.

Em 2014, o PRB ampliou sua bancada de deputados federais e, consequentemente, seu tempo de televisão. Pereira, Rodrigues e o próprio Russomanno já mantém conversas com diversos partidos para construir um arco de alianças ainda maior que o anterior, permitindo assim uma exposição mais adequada. “Apesar disso, será uma campanha curta, curtíssima. Eram três meses antes das mudanças, agora serão apenas 45 dias”.

Propaganda eleitoral enganosa

Marcos Pereira criticou a gestão do prefeito Fernando Haddad e disse que, na internet, é possível ver a quantidade de promessas que o então candidato do PT fez para se eleger. “Ele prometeu um tal Arco do Futuro que foi abandonado logo no início do mandato. Será que na campanha ele já não sabia que era impossível? E as creches? E tantas outras coisas que nunca saíram da propaganda eleitoral”.

Haddad tem hoje uma das maiores rejeições da história. Levantamento divulgado pelo Ibope mostra um aumento no percentual de insatisfeitos com o atual governo, de 40% para 56%. Apenas 13% aprovam a gestão do petista, conhecida por polêmicas como a construção desenfreada de ciclovias, a redução da velocidade dos veículos na cidade toda, em especial nas marginais, além do fracassado projeto do “Bilhete Único Mensal”.

Vereadores puro sangue

O presidente Marcos Pereira afirmou que fará o possível para lançar chapa completa de candidatos a vereador do PRB. O partido tem hoje mais de 150 nomes dispostos a concorrer, porém são apenas 83 vagas. Caso o partido precise coligar na disputa proporcional, em vista de algum acordo por apoio, esse número pode ser um pouco menor. “Podemos eleger de quatro a sete vereadores”, disse. Em 2012 a coligação conquistou sete cadeiras. O PRB, duas.
Russomanno lidera pesquisas

Pesquisas divulgadas recentemente mostraram Celso Russomanno na liderança isolada das intenções de voto, bem à frente de Marta Suplicy (PMDB) e Fernando Haddad (PT). O apresentador José Luiz Datena (ex-PP), que havia colocado seu nome na disputa, retirou a pré-candidatura há duas semanas, o que pode acrescentar pontos ao nome do PRB. Participou do evento o vereador do PRB em São Paulo, Atílio Francisco.


Texto: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional
Fotos: Alison Leite 

Leia mais

Presidente Municipal e líderes do PRB se reúnem com 200 representantes da capital paulista

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend