Vereadora Leide realiza “Encontro das Etnias” no Rio de Janeiro

“O objetivo do encontro é refletir sobre o Dia Internacional contra a Desigualdade Racial”, disse a republicana

Publicado em 25/3/2016 - 00:00

Vereadora Leide realiza “Encontro das Etnias” no Rio
A vereadora republicana destacou que entender a diversidade étnica e cultural é a principal ferramenta para mergulhar na pluralidade da sociedade

 

Rio de Janeiro (RJ) – O Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), comemorado na última segunda-feira (21), busca resgatar a lembrança dos homens, mulheres e crianças que morreram no “massacre de Sharpeville”, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul.

Ciente da importância da data, a vereadora Leide (PRB-RJ) realizou, no último sábado (19), na sede do partido, em Benfica, zona norte do Rio, um evento denominado “Encontro das Etnias”, em que reuniu as coordenadoras municipais e convidadas do PRB Igualdade Racial.

Representantes dos municípios de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Nova Iguaçu, Paty de Alferes, Rio de Janeiro e São João de Meriti compareceram ao encontro. A vereadora republicana destacou que entender a diversidade étnica e cultural é a principal ferramenta para mergulhar na pluralidade da sociedade. “O objetivo do encontro é refletir sobre o Dia Internacional contra a Desigualdade Racial. Levar para os jovens negros o estímulo e mostrar que todos são capazes de alcançar os seus sonhos. Os educadores e todos os setores da sociedade têm papel fundamental nesta questão”, comentou a vereadora Leide, coordenadora estadual do PRB Igualdade Racial.

Para Cristiane Oliveira, coordenadora municipal do movimento no Rio de Janeiro, o evento vem consolidar a importância do negro na sociedade. “Esse evento vem mostrar à população negra a importância dela na sociedade. O trabalho tem mostrado a população negra, que é possível chegar em um lugar de destaque na sociedade”, disse.

Quem compareceu ao encontro teve a oportunidade de conferir o artesanato, livros, peças do vestuário feminino, que remetiam à cultura negra. Presente ao encontro, o mestre Tinangú, vice-presidente estadual do PRB Igualdade Racial, trouxe as associações de Capoeira Ominirá e Vinga Brasil que realizaram apresentações de capoeira. Ele salientou que a diversidade étnica é um diferencial no Brasil. “A nossa luta é contra a desigualdade racial estabelecida pela sociedade e isso só é resolvido através da educação dos nossos jovens. Eles precisam quebrar esse paradigma e ver o mundo de outra forma, acreditar em um futuro melhor. O PRB Igualdade Racial tem trazido para os jovens da comunidade a esperança”, afirmou Tinangú.

Texto: Ascom – PRB Rio de Janeiro
Fotos: Demóstenes Ramos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend