Tia Eron apresenta o movimento PRB Igualdade Racial na Bahia

Militantes criam ações e politicas para o combate à desigualdade racial

Publicado em 17/7/2013 - 00:00

17_07_13_destaque04_ba_tia_eron_apresenta_movimento_prb_igualdade_racial_bahia
Além de apresentar as propostas do PRB Igualdade Racial, Tia Eron também convidou os participantes a compartilhar suas experiências, ideias e opiniões para atuação do grupo

Salvador (BA) – A coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial, vereadora Tia Eron, realizou um café da manhã para apresentar o trabalho do movimento no estado da Bahia. Estava presente a atriz Tânia Toko; o ex-vereador Sabá Carvalho (PRB); o superintendente da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Ailton Ferreira; além de jornalistas, advogados, delegados, gestores públicos e militantes do partido.

Além de apresentar as propostas do PRB Igualdade Racial, Tia Eron também convidou os participantes a compartilhar suas experiências, ideias e opiniões para atuação do grupo. “Quero ouvir vocês para juntar todas as questões principais e leva-las aos nossos presidentes Nacional e Estadual”, articula.

Na reunião, uma das principais questões levantadas foi o preconceito entre negros. O presidente do Conselho de Entidades Negras e superintendente do SJCDH, Ailton Ferreira, ressaltou os rótulos impostos dentro da própria comunidade negra. “Temos que dialogar com outros negros que estão fora do movimento negro tradicional”, defende.

Para a delegada Isabel Alice, é preciso ir além da busca por novos direitos e fazer a legislação que já existe para defesa dos negros ser aplicada no dia a dia. “Temos um Estatuto da Igualdade Racial que não se discute nas faculdades ou nas escolas. Não existem grupos de pesquisa sobre o tema. Precisamos garantir o que já conquistamos”, declara a delegada, que ainda ressaltou os pontos positivos do Estatuto.

Já a atriz Tânia Toko trouxe sua experiência na frente e nos bastidores da TV. Tânia falou também a importância dos veículos de comunicação no combate ao racismo. “A mídia televisiva é um grande aliado para a gente desconstruir esse discurso”, opina.

Segundo a vereadora Eron, o encontro foi fundamental e produtivo para o fortalecimento do Movimento. “Precisamos que as ações afirmativas alcancem todos os irmãos e irmãs negras. Esta é uma causa que está acima de qualquer coisa. O mundo tem uma dívida histórica com o negro”, completa.

Fonte e foto: Ascom – vereadora Tia Eron
Edição: Eulla Carvalho e Jamile Reis / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend