Rosangela Gomes fala sobre os desafios da mulher na política

Republicana é coordenadora nacional do PRB Mulher.

Publicado em 14/11/2014 - 00:00

Rosangela Gomes fala sobre os desafios da mulher na política
Republicana é coordenadora nacional do PRB Mulher.

 

Brasília (DF) – A coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes, conversou com a equipe da Agência PRB Nacional sobre a vitória da bancada feminina. Nessas eleições, o PRB fez história ao eleger seis republicanas em todo o país, são elas: Rosangela Gomes e Tia Eron (Câmara Federal), Tia Jú e Soninha Sthoffel (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Ana do Gás (Assembleia Legislativa do Maranhão) e Dra. Juliana (Assembleia Legislativa do Acre). Rosangela Gomes detalha também como se deu a atuação do movimento para o resultado nas urnas, as metas para o futuro, quais os anseios da mulher brasileira e, sobretudo sobre a importância e os desafios da mulher na política.

Sobre a atuação do PRB Mulher, a republicana destaca que o movimento começou a atuar de forma muito tímida, mas teve grande apoio do líder nacional do PRB, Marcos Pereira, para a concretização das metas e estratégias traçadas. “O PRB acredita na força da mulher e isso é um grande referencial. No PRB, a mulher tem vez e voz. A primeira pessoa que confiou na força do PRB Mulher foi o presidente Marcos Pereira, ele foi o número 1 para que o que o projeto das mulheres republicanas tivesse uma bancada”, ponderou.

Rosangela Gomes comemora os avanços conquistados neste pleito com a eleição das seis deputadas do PRB e destaca que foram muitos os desafios enfrentados ao longo da campanha. “O PRB Mulher teve uma importante contribuição para a eleição da bancada feminina. Em todos o país, as eleições foram bastantes acirradas. O PRB Mulher não apenas saiu vitorioso nas urnas, mas numa situação privilegiada”, destacou. Para as eleições municipais de 2016, Rosangela Gomes adianta que a meta é ampliar o número de vereadoras para 200 e de prefeitas para 20.

Rosangela-Gomes-Coordenadora-PRB-MulherSegundo a republicana, ainda faltam políticas públicas para o público feminino em vários aspectos. “Durante minha caminhada nessas eleições tive a oportunidade de conhecer as demandas e problemas enfrentados pelo povo”. Um dos maiores anseios das mulheres apontados por Rosangela Gomes é a implantação de creches, aumento da oferta de empregos, a criação de um especializado para atendimento à mulher, bem como, a ampliação das políticas públicas que coíbam a prática da violência.

Para o cumprimento das políticas de valorização à mulher, a republicana defende a ampliação da bancada feminina. Das 513 vagas para a Câmara federal, apenas 10% é ocupada por mulheres. “Precisamos aumentar o número de mulheres que tenham participação na política, pois é no parlamento que definimos tudo. Se nós mulheres não tivemos representação no Legislativo ficará mais difícil concretizarmos nossos ideais e anseios. Ou seja, de nada vai adiantar reivindicarmos a criação de creches, hospitais, diminuir a violência contra a mulher, se não estivermos representação no Parlamento para assegurarmos essas reivindicações”, argumenta. Rosangela Gomes também destaca que os demais partidos políticos precisam acreditar na força da mulher e não apenas lançá-las a uma disputa para não serem punidos pela lei de cotas.

No próximo ano, a republicana destaca que haverão várias mudanças para a consolidação dos movimentos do PRB, e no PRB Mulher não será diferente. Sobre o 2º Congresso do PRB Mulher, Rosangela Gomes adianta que o evento está sendo programado para 2016.

Rosangela Gomes completa: “Vamos continuar dando alegria ao PRB e as mulheres que apostaram em nós. Agradeço a todos que confiaram no PRB nessas eleições. Nos próximos quatro anos, vamos trabalhar para honrar cada voto recebido. Vamos fazer um mandato com eficiência para que o povo tenha vitória em tudo”.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Colaborou: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend