Republicanas debatem democracia e participação da mulher na política

Republicanas participam de debate sobre democracia e inserção da mulher na política

Telma Franco e Salete Aragão representarão o PRB no debate promovido pela Comissão de Direito Eleitoral da OAB-DF

Publicado em 17/3/2017 - 00:00

Republicanas debatem democracia e participação da mulher na política
Evento vai debater estratégias, com operadores do direito e dirigentes partidários, para ampliar a participação da mulher na política

Brasília (DF) – A presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Telma Franco e a assessora jurídica do PRB Mulher, Salete Aragão, participam na próxima quarta-feira (22), em Brasília, de debate “Diálogos Eleitorais: Democracia Intrapartidária & Participação Feminina na Política”, promovido pela Comissão de Direito Eleitoral da OAB-DF.

No evento, que contará com a presença de representantes de partidos políticos e operadores do direito, serão discutidos meios para viabilizar a ampla participação da mulher na política através de uma efetiva democracia intrapartidária.

telma_franco_presidente_frb-o-passo-adiante-foto-carlos-gonzaga-23-8-2016
Telma Franco, presidente da FRB

A presidente da FRB, Telma Franco, estará no evento e destaca a importância do debate. “Dialogar sobre a participação feminina nos espaços de decisão, em especial na política, propõe uma reflexão ampla. Dentro dos partidos políticos, por exemplo, contemplar a democracia denota garantir que a mulher tenha voz ativa e não apenas seja uma obrigação exigida em lei. Por este motivo o PRB, por meio da Fundação Republicana Brasileira, tem investido cada vez mais em qualificação. Estamos empenhados em levar o curso de lideranças femininas a todos os estados brasileiros, para que mais mulheres despertem para sua natureza de líderes, estrategistas e realizadoras”, ressaltou.

Operadora do direito e representando a área jurídica do PRB Mulher, a advogada Salete Aragão, que participará do encontro, ressalta a necessidade de debater a participação da mulher na política. “Infelizmente ainda há sub-representação feminina no cenário político brasileiro. Para a concretização de uma democracia justa e igualitária, há necessidade de aumentar o número de representantes mulheres. Em eventos como este, organizado pela OAB-DF, é destacado essa necessidade. A mulher, além de se envolver com temas globais, ainda tem a preocupação  em tratar de assuntos como: idoso, trabalho, criação de filhos, desigualdade e violência”, avaliou Salete. 

Salete Aragão (PRB Mulher) com a secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes
Salete Aragão (à direita), com a secretária de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes

A conselheira e vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-DF, Cristiane Britto, defende que os partidos adotem novos modelos para promover a participação da mulher na política. “Isso só é possível se os partidos políticos começarem a admitir que precisamos reavaliar o modelo de “espaço” que hoje a mulher filiada possui nas atividades partidárias, bem como o nível de incentivo que essas mulheres recebem na disputa eleitoral”, destacou Cristiane, organizadora do evento.

Todos os partidos políticos foram convidados a participar do diálogo, seja através de seus presidentes, seja através de suas lideranças femininas através de suas secretarias de mulheres.

O evento iniciará às 18h e contará com a presença de dirigentes partidários, autoridades e autores de obras do direito eleitoral.

Informações

eventos@oabdf.com

Texto e arte: Agência PRB Nacional
Foto: Carlos Gonzaga

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend