PRB Mulher promove encontro sobre feminicídio em Nova Iguaçu (RJ)

Com o tema: “Eu Quero Um Rio Sem Feminicídio”, evento contou com a participação da coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes

Publicado em 19/9/2017 - 00:00 Atualizado em 24/5/2021 - 11:37

Com o tema: “Eu Quero Um Rio Sem Feminicídio”, evento contou com a participação da coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes

Nova Iguaçu (RJ) – No sábado (16), o PRB Mulher promoveu em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, o evento “Eu Quero Um Rio Sem Feminicídio”. O encontro reuniu cerca de 300 pessoas no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O bate-papo foi conduzido pela coordenadora estadual do PRB Mulher Rio de Janeiro, vereadora Tânia Bastos, que tem trabalhado incansavelmente pela efetivação de políticas públicas em prol do público feminino, além de levar a discussão sobre o tema à diversas cidades do estado do Rio de Janeiro.

Também presente ao encontro, a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes, destacou a importância de ações que coíbam a violência doméstica. “Esse assunto não pode ser esquecido e é de alta relevância, merecendo sim, ser realizado em todos os estados. Parabenizo a vereadora Tânia Bastos pela iniciativa e a todos que nos apoiam e estão conosco neste trabalho. Quanto mais conseguirmos deixar as mulheres informadas de que fazer a denúncia é importante e de que é necessário lutarmos juntas para zerar o relógio da violência, conseguiremos fazer não somente do Rio de Janeiro um lugar sem feminicídio, mas sim um Brasil inteiro”, ressaltou a líder republicana.

O delegado da Polícia Federal, Clayton Bezerra, foi um dos convidados do debate e apresentou vários regristros de violência praticados contra a mulher. De acordo com a pesquisa Mapa da Violência(2015), o Brasil ocupa a quinta posição no ranking dos países com maior índice de feminicídio. Entre 1980 e 2013, foram registradas a morte de 106.093 brasileiras. Somente em 2013, foram 4.762 assassinatos. De acordo com o Ministério Público, números atuais declaram que entre março de 2016 e março de 2017, foram registrados 2.925 casos em todo o país, resultando o registro de oito casos de homicídios por dia, um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior.

Para o delegado, é importante que as mulheres denunciem os agressores. “A mulher é a força da casa, ela é a grande provedora do lar e da família. É necessário que as mulheres denunciem não permitam que haja uma nova oportunidade de agressão, já que qualquer uma pode tornar-se fatal”, declarou.

coach Lani Menezes realizou palestra motivacional com o tema: “Construindo a Felicidade com Saúde Emocional”, salientando sobre empoderamento e a necessidade de autovalorização. “Precisamos acreditar em nós, somos capazes de fazer o que quisermos, basta acreditar”, disse. 

Feminicídio

Feminicídio é a morte intencional de mulheres. Ele é classificado como um crime de homicídio qualificado e hediondo no Brasil, ocasionado por seu parceiro ou ex-parceiro por meio de tortura, tratamento cruel ou degradante. A legislação do feminicídio – Lei nº 13.014, foi sancionada no dia 9 de março de 2014.

Próximos encontros

23 de setembro, às 9h30 – São Gonçalo
25 de setembro, às 17h30 – Cabo Frio
29 de setembro, às 14h – Magé
30 de setembro – Rio das Ostras

Texto: Ascom – PRB Mulher Nacional
Fotos: Erick Bello

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend