PRB Idoso do DF realiza “Blitz da Esperança” em parceria o Detran

PRB Idoso DF realiza “Blitz da Experiência” em parceria com o Detran

Coordenado pela Dra. Adriana Pederneiras, o movimento reuniu cerca de 50 idosos no Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Publicado em 6/10/2017 - 00:00

PRB Idoso do DF realiza “Blitz da Esperança” em parceria o Detran
Coordenado pela Dra. Adriana Pederneiras, evento reuniu 50 idosos em ação educativa por um trânsito inclusivo e seguro

Brasília (DF) – “Blitz da Experiência” foi o tema da primeira ação do PRB Idoso DF em parceria com o Detran da capital federal, realizada no domingo 1º de outubro, data em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Coordenado pela Dra. Adriana Pederneiras, o movimento reuniu cerca de 50 idosos no Parque da Cidade Sarah Kubitschek onde, acompanhados de agentes do Detran-DF, abordaram motoristas e pedestres e orientam sobre a educação no trânsito. Ainda como parte da agenda, os idosos participaram de diversas atividades, dentre elas a capoterapia (terapia alternativa/capoeira adaptada) com o mestre Gilvan.

“Foi uma ação educativa, parceria com o Detran e o PRB Idoso, que até então não tinha nenhuma ação com este público, e é uma forma de inserir e valorizar nossos idosos, mostrar sua vitalidade e disposição em contribuir com suas experiências para a promoção da cidadania e de um trânsito mais seguro”, destacou Dra. Adriana.

De acordo com um levantamento do Detran-DF, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 22 mortes de pessoas com mais de 60 anos em acidentes de trânsito. O número é 38,8% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 36 pessoas dessa faixa etária morreram. 

No DF são 1.689.563 condutores habilitados, desses 19% (321.937) tem mais de 60 anos. De acordo com a legislação, o condutor com mais de 65 anos deve realizar a renovação da CNH a cada três anos. No ano passado, 25 motoristas idosos envolveram-se em acidentes de trânsito com vítimas no Distrito Federal.

Segundo a coordenadora do PRB Idoso DF, apesar de haver uma redução no número de acidentes envolvendo idosos, é necessário um amplo trabalho de conscientização e afirma que a ideia do movimento republicano é manter a parceria com o Detran e promover ações mensais pelo Distrito Federal. Ela adianta que entre outros trabalhos, o movimento já está mobilizado para promover a próxima blitz.

“Foi a primeira de muitas ações que queremos realizar em parceria com o Detran, inclusive pretendemos realizar a próxima na Ceilândia, a maior região administrativa do Distrito Federal”, finalizou Dra. Adriana Pederneiras, que assumiu o movimento em junho deste ano.

Texto: Agência PRB Nacional, com informações do Detran-DF
Fotos: Ascom – PRB Idoso DF

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend